10 boas razões para comer sopa

  1. Disponibiliza quantidades muito significativas de nutrimentos (vitaminas, minerais);
  2. Possui substâncias protetoras do nosso organismo, que nunca chegariam a ser absorvidas de outra forma;
  3. Fácil digestão;
  4. Boa fonte de hidratação;
  5. A sopa, no início de uma refeição aumenta a produção biliar, reduz os teores de colesterol;
  6. Consumida no início da refeição, promove, também, a libertação gradual de insulina, estimulando o apetite e saciando precoce e continuamente;
  7. Ao contrário de outras preparações culinárias, não possui quantidades significativas de tóxicos, antinutrimentos ou alergénios de ocorrência natural;
  8. Em função dos ingredientes que possui pode ser mais ou menos calórico, mais ou menos hidratante, ter mais ou menos sal, ter mais ou menos fibra. Esta flexibilidade tornam a sopa o alimento ideal para qualquer idade e para qualquer estado de saúde;
  9. A sopa é ainda um tipo de confeção económico, relativamente rápido e que pode ser preparado antecipadamente para ser aquecido e servido apenas na hora;
  10. Para além das questões da saúde e da nutrição, as sopas de qualidade, pertencentes ao receituário tradicional português, revelam do ponto de vista “histórico, etnográfico, social e técnico, evidenciando os valores de memória, antiguidade, autenticidade, singularidade ou exemplaridade” o que lhes permite justificar o estatuto de património cultural.

3 Comentários , Adicione o seu

  1. Boas dicas, que deverão ser aproveitadas da melhor forma.

    Carlos a 01/11/2014 às 20:28
  2. por ex: ao jantar uma boa sopinha c/ alguns sólidos para mastigar( tipo cenoura, batata, courgete) a seguir uma frutinha não precisamos comer + nada. ficamos sacioados, isto se não formos trabalhar de noite, claro!

    luizete a 29/10/2015 às 16:07
  3. Evite adicionar massa à panela da sopa, para que não azede facilmente.
    Contudo, se gostar muito, pode cozer a massa à parte e juntá-la ao prato da sopa no momento de a servir.

    JC a 28/01/2016 às 12:34

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