Levante-se…pela sua saúde

   A evolução tecnológica tem vindo a alterar os modos de vida, promovendo ao longo do dia, longos períodos sentado em escolas, no trabalho e nos tempos de lazer. Começamos agora a compreender que o tempo excessivo na posição sentada poderá estar associado a problemas para a saúde, tais como o aumento de risco de doenças cardiovasculares, diabetes e cancro. Estima-se que os custos da inatividade (se metade de uma população de 10 milhões for demasiado inativa, como é o caso português) possa rondar os 910 milhões de Euros por ano.

A American Medical Association, em 2012, realizou um grande estudo com 222 497 adultos concluindo que estar longos períodos de tempo na posição sentada, aumenta a mortalidade total em 6,9%, independentemente da prática de atividade física, sexo, grupo etário, saúde ou índice de massa corporal.

Ou seja, uma pessoa até pode praticar um determinado desporto regularmente, mas se estiver muitas horas sentado diariamente, pode comprometer a sua saúde com este tipo de inatividade. Aparentemente, começa agora a saber-se que a melhoria do estado de saúde de uma pessoa não depende apenas do aumento da prática de atividade física mas, também, da redução de longos períodos diários na posição sentada.

13 sugestões para não estar tanto tempo sentado(a) ao longo do dia:

1. Comece por perceber quanto tempo passa sentado(a);

2. Em trabalho de secretária, levante-se da cadeira a cada meia hora e mova-se durante 1 a 3 minutos;

3. Procure realizar atividade física de forma regular;

4. Sempre que possível, tente reunir/conversar de pé, ou até a fazer uma caminhada, em vez de utilizar uma sala de reuniões;

5. Levante-se durante os intervalos dos programas de televisão;

6. Mude os canais de televisão não utilizando o comando;

7. Se trabalhar em casa, procure alternar o trabalho com algumas tarefas domésticas que pode realizar de pé, como dobrar roupa ou passar a ferro;

8. No escritório, não telefone, vá falar pessoalmente com o seu colega na divisão ao lado ou no piso de cima e não utilize o elevador.

9. Verifique o seu email (telemóvel ou tablet), mantendo-se em pé;

10. Quando lava o carro, não espere que as máquinas o façam por si;

11. Enquanto fala ao telefone, caminhe, suba e desça escadas;

12. Caso seja possível, procure trabalhar alguns períodos de pé, elevando ou alternando com uma mesa de trabalho mais alta;

13. Nas pausas para café, a meio da manhã ou tarde, procure estar de pé;

Lembre-se, quanto mais vezes se levantar, mais tempo estiver em movimento e menos tempo sentado… mais protegerá a sua saúde. 

0 Comentários , Adicione o seu

Comentar

Adicione o seu comentário: