Estou a ler:

Alimentação vegetariana em idade escolar

Manuais PNPAS

Alimentação vegetariana em idade escolar

São cada vez mais as famílias portuguesas interessados em adotar padrões alimentares com quantidades elevadas de vegetais ou exclusivamente vegetarianos, por razões de saúde ou de filosofia de vida. Contudo, esta forma de comer, obriga a alguns cuidados nutricionais específicos e a um planeamento rigoroso no dia-a-dia. Surge assim este Manual, que agora se lança e que pode ser descarregado gratuitamente aqui. Saiba mais.

Alimentação vegetariana em idade escolar banner

São cada vez mais as famílias portuguesas interessados em adotar padrões alimentares com quantidades elevadas de vegetais ou exclusivamente vegetarianos, por razões de saúde ou de filosofia de vida. Contudo, esta forma de comer, obriga a alguns cuidados nutricionais específicos e a um planeamento rigoroso no dia-a-dia. À semelhança de outros padrões alimentares, o padrão vegetariano, quando bem planeado e acompanhado pode fornecer todas as necessidades nutricionais de crianças e adolescentes.

Contudo, pressentimos uma preocupação recorrente dos nossos leitores, de pais, educadores e dos profissionais de saúde. Que aconselhamento dar às famílias que seguem padrões alimentares vegetarianos e onde vivem crianças e adolescentes que acabam por seguir os mesmos modelos alimentares? Que linhas de orientação recomendar? Que riscos existem? Que alimentos sugerir? As perguntas eram muitas, mas as respostas de qualidade, escritas em português, provenientes de instituições públicas e tendo por base a evidência científica mais recente eram poucas ou nulas.

Surge assim este Manual, que agora se lança e que pode ser descarregado gratuitamente aqui. Os autores são profissionais de saúde das mais diferentes áreas e com um percurso académico e profissional reconhecido. Destina-se a todos os que trabalham no setor da educação e saúde e à população em geral.  Apresenta linhas orientadoras para quem segue ou pretende seguir um padrão alimentar vegetariano, tendo por base o melhor conhecimento científico disponível e utilizando produtos vegetais de origem nacional, sazonais e enquadrados na nossa tradição culinária. Sugere assim que é possível e desejável juntar sabor, tradição e saúde à mesa.

Alimentação Vegetariana em Idade Escolar

 

Tópicos
Manuais PNPAS

Acompanhe a discussão sobre: Alimentação vegetariana em idade escolar

13 comentários a “Alimentação vegetariana em idade escolar”

  1. […] Para mais informações consulte o Manual de Alimentação Vegetariana em Idade Escolar. […]

  2. Francielle Fontes da Silva diz:

    Adorei o artigo! O material é super interessante e atende as necessidades da atualidade, além de ser escrito de forma objetiva e de fácil linguajar, podendo inclusive, ser repassado a qualquer indivíduo interessado no assunto. A iniciativa está de parabéns!

  3. Mayara Ripardo diz:

    Sensacional

  4. MariaJ diz:

    ” boas práticas”

  5. […] Para mais informações consulte o Manual de Alimentação Vegetariana em Idade Escolar. […]

  6. Paulo Pinto diz:

    É muito importante que eventos como este surjam com a autenticidade técnica da Direção-Geral da Saúde que, para além da confiança que propiciam aos diversos públicos, permitem validar a possibilidade de não praticar somente a alimentação “convencional/tradicional” bem como desmistificar os múltiplos equívocos que povoam o imaginário ligado à prática da alimentação vegetariana.

  7. Ana Pires diz:

    Muitos Parabéns!
    Esperemos que esta mensagem contribua de verdade para melhorar a alimentação dos portugueses, em particular das crianças, pois uma alimentação predominantemente vegetariana, está provado que é muito mais saudável.
    Seria muito importante que o nosso governo, em particular as câmaras e as juntas de freguesias incentivassem à criação de hortas urbanas, facilitando a obtenção de produtos produzidos pelas próprias pessoas e evitando aquilo estamos a ver junto as autoestradas que são cultivos envoltos em poluição dos carros.
    Outro problema são os alimentos transgénicos, pois sabe-se dos estudos existentes o quanto são nocivos, mas Portugal permite-os e para além disso muitas das vezes não estão identificados nos produtos alimentares que consumimos. Será possível começar a trabalhar para a sua eliminação das nossas dietas?
    Mais uma vez um grande bem Haja por este manual!

  8. Bernardino Guedes diz:

    Parabéns à DGS e a todos os seus colaboradores que participaram na elaboração deste fantástico Manual.
    É um sinal de abertura e actualização aos novos paradigmas alimentares que cada vez são mais frequentes na nossa sociedade.
    Numerosos autores e tradições milenares afirmam que o Ser Humano é por natureza vegetariano. Quer se acredite ou não nesta afirmação os estudos apontam, que à taxa de crescimento actual da população humana, só o Vegetarianismo poderá alimentar tal quantidade de gente, além de resolver os graves, progressivos e catastróficos problemas ecológicos, já actuais, que a produção massiva e industrializada de carne e de peixe acarretam ao nosso belo planeta, que é a nossa casa: a Terra.
    Além disso, não podemos esquecer, que os animais, que actualmente exploramos como recurso alimentar, de forma abusadora e cruel, têm tanto direito à Terra como nós Humanos… já cá estavam antes de aqui chegar-mos.
    Felicito pois, os autores deste belo Manual, que além de acessível, prático e didáctico, é um bom guia de orientação alimentar para as pessoas que estão a despertar para o Vegetarianismo.
    A Todos, muito Obrigado.
    Felicidades no vosso Caminho.
    Bernardino Guedes

  9. Carla Ramalho diz:

    Boa iniciativa excelente manual. Hoje em dias os pais veem-se confrontados com esta vontade dos filhos em serem vegetarianos mas fica a principal preocupação: ” o que vão comer na escola?” ´já está na hora das cantinas terem esta alternativa na ementa. Fica o pedido.

  10. Esclarecido diz:

    Nem tudo à terra nem tudo ao mar… A alimentação com base vegetariana é saudável sim, mas deve ser intensificada mais com o passar dos anos, para os que acham que as crianças deviam ser tornadas vegetarianas de pequenas, consulte sobre imensos casos de criancas em pré adolescência com densidade ossea de pessoas com 80 anos. Mas é normal, agora veio a moda da intolerância à lactose, isto quando os Estados Unidos são os maiores produtores de proteinas e derivados de Soja, que conveniente muitos “estudos” apresentados.

  11. Manuela Monteiro diz:

    Excelente trabalho. Parabéns

  12. […] assim como da sua tradução “Guidelines for a healthy vegetarian diet”, do manual “Alimentação Vegetariana em Idade Escolar”, do manual “Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva: […]

  13. […] Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, publicou em 2015 as Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável . Em 2016 foi publicado um outro documento direcionado para a infância – Alimentação vegetariana em idade escolar. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 23 Outubro, 2020

    Estudo de adesão ao padrão alimentar mediterrânico

    O PNPAS conduziu um estudo em setembro de 2020 com o objetivo de avaliar os conhecimentos da população portuguesa sobre a dieta mediterrânica, bem como a adesão a este padrão alimentar. Conheça os resultados e o estudo completo aqui.

    Ler mais
  • 31 Julho, 2019

    Avaliação do risco nutricional de todos doentes internados nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde

    As ferramentas de avaliação do risco nutricional e respetivas funcionalidades tecnológicas que permitem auxiliar a implementação da avaliação sistemática do risco nutricional a todos os doentes admitidos nas unidades hospitalares, tal como determina o Despacho n.º 6634/2018, vão ser hoje ativadas na plataforma informática do Sistema Clínico Hospitalar (SClínico Hospitalar) permitindo assim o alargamento da implementação da avaliação do risco nutricional a todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Saiba mais aqui.

    Ler mais
  • 18 Maio, 2018

    O PNPAS e a Obesidade como doença: Introdução ao tema

    O PNPAS construiu um conjunto de textos sobre a obesidade em que se agrupa informação atualizada e de qualidade sobre este grave problema de saúde. Informação que esperamos ser útil para muitos profissionais de saúde e também cidadãos interessados no tema.

    Ler mais