Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Hoje, dia 3 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tendo sido escolhido como tema para este ano A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades”, estimando-se que existam cerca de um bilhão de pessoas a viver com deficiência em todo o mundo.

Este dia, instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992, tem sido comemorado com o objetivo de promover  a consciencialização e  de  se mobilizar apoio para questões importantes relacionadas com a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e no seu desenvolvimento e com a temática deste ano, pretende-se ainda promover ações de sensibilização sobre as questões da deficiência e chamar a atenção para os benefícios de uma sociedade integrativa e acessível para todos.

No seu quotidiano estas enfrentam frequentemente muitas barreiras à inclusão não lhes sendo facultado um acesso à sociedade em condições de igualdade por isso a capacitação torna-se imprescindível para se ultrapassarem  alguma destas barreiras  envolvendo investimento nas pessoas , por exemplo no emprego, saúde, nutrição, educação e proteção social . Só quando a sociedade como um todo estiver habilitada  é que as pessoas com deficiências ficarão melhor preparadas para aproveitar as  suas oportunidades, tornam-se agentes de mudança e conseguirem abraçar as suas responsabilidades cívicas o que é essencial para a criação de democracias estáveis, uma cidadania ativa e redução das desigualdades.

O PNPAS junta-se a estas celebrações  relembrando  um manual  que lançámos este ano intitulado ”Nutrição e deficiência(s)” que teve a autoria da especialista na área, Dra. Maria Antónia Campos e contou ainda com o apoio da Dr. Rita Sousa. Este manual foi construído tendo em conta as dificuldades que as pessoas portadoras de deficiência encontram diariamente para conseguirem fazer uma alimentação saudável e como tal  pode ser uma preciosa ferramenta pedagógica de suporte para quem contacta com estas pessoas.

0 Comentários , Adicione o seu

Comentar

Adicione o seu comentário: