Maio, mês do coração e dos conhecimentos básicos sobre alimentação e exercício físico

Em maio celebra-se o mês do coração. E não existe um coração saudável sem exercício físico regular nem uma alimentação adequada. Contudo, e apesar da recente produção de conhecimento científico na área da nutrição e do desporto, os praticantes de todos os níveis, desde aspirantes a profissionais, são hoje confundidos por uma grande profusão de informação de má qualidade, nomeadamente na internet.

Este manual  tem como objetivo fazer uma atualização dos conhecimentos nesta área e apoiar o aconselhamento alimentar e nutricional de todos aqueles envolvidos na prática e prescrição de exercício físico.

O manual aborda, entre outros temas, a relação da  alimentação com o rendimento e a recuperação do exercício através de estratégias nutricionais bem escolhidas e individualmente planeadas. Discute-se o cálculo das necessidades energéticas do atleta, do tipo, quantidade e momento de ingestão nutricional e de fluidos para manter e promover uma ótima saúde e adaptação ao treino. As intervenções nutricionais em situações específicas e fundamentais para um atleta, como a hipertrofia muscular e a perda de peso, são também abordadas, assim como, de uma forma resumida,  a problemática da suplementação no desporto.

Boas leituras e uma vida ativa !

Pode consultar o manual aqui. 

 

 

7 Comentários , Adicione o seu

  1. Está a dar erro no donwload

    arceus a 03/05/2016 às 10:32
    • Bom dia, O erro já está resolvido. Obrigada. Com os melhores cumprimentos, Equipa PNPAS

      pnpas a 03/05/2016 às 10:35
  2. Tentei consultar o manual, mas dá erro! Podem verificar essa situação?

    Elisabete a 29/08/2016 às 16:25
    • Bom dia, O erro já está resolvido. Obrigada. Com os melhores cumprimentos, Equipa PNPAS

      pnpas a 31/08/2016 às 16:50

Comentar

Adicione o seu comentário: