10 PROJETOS QUE VÃO MUDAR O CONHECIMENTO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL (II) – NUTRICIÊNCIA

Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar 10  projetos que têm como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais na área da nutrição, envolvendo alguns dos melhores grupos de investigação nacionais.

É com muito orgulho que a DGS esteve envolvido na construção deste modelo de apoio suportado pela ACSS através dos  EEA Grants e pelo seu principal financiador a Noruega, constituindo-se assim o mais ambicioso financiamento na área da investigação em nutrição, nesta área e nas últimas décadas, superando os 3 milhões de Euros.

O segundo projeto que apresentamos é o Nutriciência, um projeto desenvolvido pela Universidade do Porto que pretende aumentar a literacia em saúde e nutrição, através da sensibilização sobre a importância da alimentação.

Para a concretização deste objetivo, desenvolvem-se  atividades educativas, em Misericórdias de todo o país, que pretendem formar e envolver os educadores, as crianças e as suas famílias; uma plataforma online, que contém jogos e desafios; redes sociais; e um concurso televisivo de culinária saudável a baixo custo.

O projeto está alinhado com o Plan New Hampshire (Plan NH), que promove uma comunicação inovadora e sustentada das necessidades sócio-demográficas, e com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), que incentiva à inovação na forma como se informa sobre hábitos alimentares saudáveis.

O Nutriciência tem como principal fonte de financiamento o programa EEA Grants, e conta com apoios do Serviço Nacional de Saúde (SNS), da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e das Iniciativas de Saúde Pública.

1 Comentário , Adicione o seu

  1. Uma excelente iniciativa que vai certamente ajudar várias entidades e pessoas em nome individual a área importantíssima que é a alimentação. Hipócrates já dizia: “Faz da tua comida o teu medicamento; que o teu medicamento seja a tua comida”.

    Clarisse a 20/12/2015 às 11:36

Comentar

Adicione o seu comentário: