20 Cuidados básicos para fazer um “barbecue” seguro em pleno Verão

Grelhar peixe ou carne no carvão é um enorme prazer nos dias de verão. Permite juntar a família e os amigos em torno de um preparado culinário saudável e ao mesmo tempo divertido. Contudo, são necessários alguns cuidados básicos para evitar contaminações alimentares e uma infeção desnecessária em plenas férias.

Aqui se descrevem 20 cuidados básicos para um grelhar saudável:

 – Estacione o carro em local fresco nos dias em que vai às compras, em particular no verão.

  Quando for comprar a carne ou peixe para grelhar, deixe para o final esta compra.

Peça para limpar o peixe e, se for caso disso, para escalar na peixaria e verifique se o peixe é lavado no final da operação.

Separe o frango de outras carnes. Tenha cuidado com os sucos da carne. Não os deixe pingar para outros alimentos. Feche bem as embalagens.

Guie directamente para casa. Se a viagem for superior a meia hora leve uma arca para a carne e para o peixe. Envolva com material para arrefecer.

Ao chegar a casa separe de imediato em embalagens lavadas. Congele o que não vai utilizar nos próximos 1-2 dias.

Descongele no frigorífico, no refrigerador.

Se puser a marinar, em particular nos dias mais quentes, deixe a marinar no refrigerador.

Só retire do frio para grelhar na hora e na quantidade certa. Evite tocar em carne a grelhar e na carne que está no frio.

Lave as mãos depois de meter a carne ou o peixe a grelhar.

Os utensílios e a bandeja que contactarem os alimentos em cru não devem contactar os alimentos cozinhados.

Ao grelhar verifique se a carne ou o peixe não estão crus no interior e cozinhados por fora. Especial cuidado deve ser dado ao frango e aves. Cozinhe sempre bem estes alimentos.

Nunca grelhe parcialmente para aquecer depois, ou, dar depois um acabamento. Faça todo o processo de uma só vez e leve de imediato para a mesa.

Peça a um ajudante para ir levando à medida que vai grelhando. E peça aos convidados para não fazerem cerimónia. Ao esperar, não só a comida arrefece como aumenta o risco de contaminação. Algumas pessoas preparam primeiro a comida para as crianças e depois a dos adultos.

Enquanto grelha está exposto ao calor excessivo. Proteja-se, afaste o grelhador de zonas sensíveis e não use roupa inflamável. Beba água fresca e hidrate-se. Caso aprecie, deixe a merecida cerveja ou bebida alcoólica para a refeição. Assim reduz o risco de acidente (mais frequente do que pensa).

Faça um fogo bem distribuído por todo o grelhador. Distribua bem e não poupe no carvão. Só ponha a comida a grelhar quando já não tiver fogo visível. Assim reduz o risco de carbonizar.

Consumir regularmente carne carbonizada ou muito grelhada pode aumentar o risco de cancro. Evite as chamas. Retire a maioria das gorduras visíveis antes de grelhar e tenha ao seu lado água para aspergir se as chamas aparecerem.

Faça uma boa salada para acompanhar as carnes ou o peixe. Será uma excelente e saudável opção de acompanhamento.

Pode também optar por grelhar alguns legumes. Lembre-se de retirar a pele queimada.

Se tiver um termómetro para alimentos, aqui ficam as temperaturas adequadas para uma confeção segura.

Temperaturas mínimas no interior do alimento:

Ave inteira: 74ºC

Peitos de aves de capoeira: 74ºC

Carne moída: 71ºC

Carne bovina, carne de porco, cordeiro e vitela (bifes, assados e costeletas): 63ºC

Depois de atingida a temperatura deixe em repouso pelo menos 3 minutos.

E agora… bom apetite !

Estas recomendações foram adaptadas de United States Department of Agriculture – Food Safety and Inspection Service – Barbecue and food safety. Atualizado em 2 de Julho de 2013 e acedido em 15 de Agosto de 2015 através de http://www.fsis.usda.gov/wps/portal/fsis/topics/food-safety-education/get-answers/food-safety-fact-sheets/safe-food-handling/barbecue-and-food-safety/CT_Index
Imagem retirada de Svetoslav Nikolov

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