Estou a ler:

A indústria alimentar parceira na redução do sal

Notícias

A indústria alimentar parceira na redução do sal

Certos setores da indústria alimentar portuguesa estão a dar passos largos no sentido da apresentação de alimentos mais saudáveis com menos sal e açúcar. Neste caso, parabéns à indústria conserveira que alia sabor e tradição com saúde à mesa.

sardinhas

O consumo excessivo de sal é muito provavelmente um dos principais problemas de saúde pública em Portugal. O excesso de sal na nossa alimentação está intimamente relacionado com o desenvolvimento de hipertensão arterial e com certos cancros, como é o caso do cancro do estômago.

Infelizmente, o consumo de sal em Portugal ronda os 10g/dia quando não devia ultrapassar os 5g/dia.

Para além do reconhecimento crescente por parte da população deste problema, é fundamental que quem produz alimentos e os disponibiliza à mesa tenha consciência do papel central que pode ter na melhoria da saúde de milhões de portugueses. Estima-se que possam existir mais de 3 milhões de portugueses hipertensos.

Certos setores da indústria portuguesa estão a dar passos largos neste sentido e a tornarem-se mais competitivos na grande arena global do negócio alimentar. Outros, escondidos por de trás das desculpas da proteção da tradição ou da segurança dos alimentos, têm recusado este caminho, que é um caminho europeu e mundial, no sentido de alimentos mais saudáveis com menos sal e açúcar.

Um dos setores mais tradicionais da indústria alimentar nacional, está a dar passo seguros no sentido da produção de alimentos recorrendo à pesca sustentável, de proximidade e com menos sal. Algo que se pensaria tecnologicamente difícil há anos é agora modificado com a apresentação de conservas de peixe com menos de 0,20g de sal por 100g de peso escorrido ! Uma quantidade bastante inferior a outras conservas que mesmo assim já têm vindo a diminuir o sal adicionado.  Neste caso, sardinhas com proteína de qualidade, com gordura de elevada qualidade (monoinsaturada do azeite e uma boa fonte de Ómega-3 da sardinha) e ainda Vit. D, para além das demais vitaminas e minerais presentes neste preparado.

Excelentes notícias, para os hipertensos, mas também para todos aqueles que procuram, cada vez mais, saúde e o sabor da nossa tradição à mesa.

 

Nota

O PNPAS e o Blog Nutrimento ou seus autores não possuem, no momento da publicação, qualquer relação com os produtos ou as empresas mencionadas neste texto, nem publicitam produtos a pedido. Ocasionalmente mencionamos boas práticas, quando consideramos importante a sua divulgação.