Abóbora | Um símbolo do Dia das Bruxas

A abóbora é uma planta proveniente da América Central e fazia parte da base alimentar da civilização Olmeca, posteriormente incorporada pelas civilizações Asteca, Inca e Maia. Característica do Outono e apesar de ser habitualmente classificada como hortícola é considerada um fruto em termos botânicos.

Pertence à família das cucurbitáceas, a mesma da do melão, melancia e do pepino. Possui um baixo valor energético de apenas 9 Kcal por 100g e vários tipos de carotenóides na polpa do fruto (que lhe dá a cor laranja e amarela) sendo que o beta-caroteno é pigmento predominante. São substâncias com características antioxidantes e no caso do beta-caroteno este é convertida parcialmente em vitamina A no organismo.

Além desta substância protetora das nossas células, a abóbora também contém bioflavonóides, bloqueadores dos recetores de determinadas hormonas relacionadas com o cancro, e esteróis que são convertidos em vitamina D no organismo. Possui quantidades apreciáveis de potássio e outras vitaminas e minerais como o ferro, cálcio, magnésio, vitaminas B e C.

Na cozinha a abóbora apresenta uma grande versatilidade. Esta pode ser utilizada em entradas, sopas, pratos e sobremesas.

abóbora site

 

 Aproveite este dia e inclua a abóbora na sua alimentação!

1 Comentário , Adicione o seu

  1. Experimente cortar fatias de abóbora com cerca de meio cm de espessura e fazer o mesmo com batata doce. Colocar papel vegetal num tabuleiro, borrifar levemente com azeite o papel vegetal, colocar a abóbora e a bata doce, polvilhando-as com tomilho, orégãos ou alecrim, ou com um mix dos 3 e levar ao forno até ficar tenro e ligeiramente tostado. Retirar e colocar algumas gotas de sumo de limão.
    Saudável e delicioso.

    Helena Gaspar a 07/11/2014 às 15:11

Comentar

Adicione o seu comentário:

Outros artigos com a tag: alimentos