Estou a ler:

Alimentação saudável nos festivais de verão: será possível?

Notícias

Alimentação saudável nos festivais de verão: será possível?

O verão traz consigo uma longa maratona de festivais de verão no qual as escolhas alimentares podem nem sempre ser as melhores. No entanto, será que é possível fazermos escolhas mais saudáveis nestes espaços? Ou que estratégias podemos seguir? Saiba mais.

hands-1317177-639×425

O verão traz consigo uma longa maratona de festivais de verão no qual as escolhas alimentares podem nem sempre ser as melhores. No entanto, será que é possível fazermos escolhas mais saudáveis nestes espaços? Ou que estratégias podemos seguir?

Para dar resposta a estas questões, deixamos aqui algumas sugestões que podem ser adotadas por todos:

– Antes de fazer a sua escolha, veja todas as possibilidades de refeições existentes. Nestes locais, a oferta é variada e muitos já disponibilizam a informação nutricional dos seus produtos, que pode sempre consultar. Quanto menos sal, melhor.

– Nestes locais, de um modo geral, prefira os cozinhados (e bem cozinhados) aos produtos frescos. Aqui, a segurança dos alimentos é preferível aos cuidados com uma boa nutrição. Se conseguir compatibilizar as duas… tanto melhor.

– Procure opções mais simples, evitando a adição de molhos ricos em gordura. Evite saladas, em particular se não estiverem embaladas nem conservadas no frio. Se quiser consumir hortícolas, escolha a sopa (mesmo com calor).

– Opte pela água engarrafada como a bebida de eleição. As temperaturas elevadas e a intensa atividade física característica dos festivais pode levar à desidratação e ao aumento da fadiga se o consumo de água não for suficiente. Evite bebidas alcoólicas que aumentam a perda de líquidos. Evite ainda sumos de fruta e outras bebidas não engarrafadas. De novo, a higio-sanidade sobrepõe-se às questões da riqueza nutricional, nestes dias.

– Pode sempre optar por levar comida de casa. Opções como: frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, amendoins, avelãs,..), fruta fresca lavada, sandes de pão de mistura enriquecido com hortícolas, são alternativas saudáveis e práticas. Que devem ser conservados a temperaturas o mais baixo possível.

Para mais ideias sobre receitas saudáveis que pode levar consigo, consulte os nossos vídeos.

Por último, aproveite estes momentos para desfrutar de boa música, em boa companhia aliando alguma prática de atividade física.

Imagem retirada de Griszka Niewiadomski