Estou a ler:

Castanha – Um tesouro nutricional a explorar nesta semana de São Martinho

Dicas Nutricionais

Castanha – Um tesouro nutricional a explorar nesta semana de São Martinho

A castanha é uma fonte espantosa de nutrientes que deverá integrar com mais frequência as nossas refeições, tanto em casa como na escola, podendo substituir o arroz, a massa ou a batata com frequência e com vantagens nutricionais, em particular nesta altura do ano. Saiba mais.

chestnuts-1622704-640×480

O castanheiro (Castanea sativa Mill.) teve a sua origem na região leste do Mediterrâneo há mais de 90 milhões de anos, espalhando-se depois por todo o continente. A castanha é assim, provavelmente, um dos mais antigos alimentos consumidos pelos habitantes do espaço que hoje se designa por Europa.

Alimento milenar, a castanha representa bem a ligação do homem com a tecnologia, pois para que os nutrientes da castanha ficassem mais acessíveis, com melhor sabor e digestibilidade, sempre foi necessário aquecê-la, cozendo ou assando, por exemplo.

Do ponto de vista nutricional, as castanhas são um verdadeiro tesouro nutricional, mas infelizmente desconhecido para a maioria dos consumidores e também para os profissionais de saúde.

Dez castanhas assadas (84g) fornecem apenas 2g de gordura mas 17% da quantidade de fibra necessária diariamente e estão isentas de glutén, podendo substituir os cereais com glúten, fornecendo energia de qualidade para os doentes celíacos, por exemplo.

Os hidratos de carbono presentes na castanha possuem quantidades apreciáveis de amiloses e amilopectinas, polissacarídeos que permitem o desenvolvimento da flora intestinal e a produção de cadeias de ácidos gordos de cadeia curta. Se a este facto, adicionarmos as substâncias indigeríveis (fibra) que estimulam a presença de bactérias probióticas benéficas no intestino, do género Bifidobacterium e Lactobacillus, encontramos na castanha os processos ideias para se reduzir a inflamação e as enzimas bacterianas fecais que podem estar na génese de alguns cancros do intestino. A presença de fibra pode ainda contribuir para a regulação dos níveis de colesterol e da resposta de insulina.

Mas o interesse da castanha não se reduz a estes aspectos funcionais. A castanha é uma fonte espantosa de nutrientes, nomeadamente vitaminas, minerais e compostos químicos protetores das células. Das vitaminas presentes na castanha é de realçar a grande quantidade de vitamina C, habitualmente presente nos frutos cítricos, mas que aqui ganha importância, em especial para as populações do interior e durante o inverno. Dez castanhas assadas fornecem 36% das quantidades necessárias de vitamina C, 14 % da tiamina necessária, 21% da vitamina B6 e 15% do ácido fólico, este último habitualmente presente nos hortícolas de cor verde. Quanto aos minerais, a castanha fornece quantidades apreciáveis de cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, cobre, manganésio e selénio.

castanhas

Informação retirada de Nutritiondata 

A castanha possui ainda diferentes fitoquímicos, nomeadamente, luteína, zeaxantina, e diversos compostos fenólicos que são importantes anti-oxidantes e protetores celulares.

Com tantos atributos é pena que a castanha não integre com mais frequência as nossas refeições, tanto em casa como na escola, podendo substituir o arroz, a massa ou a batata com frequência e com vantagens nutricionais, em particular nesta altura do ano. Ainda por cima, quando Portugal possui uma variada produção desde a Serra da Padrela, Marvão-Portalegre, até Trancoso e à Terra Fria Transmontana.

 Imagem retirada de Emiliano Spada
Tópicos
Dicas Nutricionais

Acompanhe a discussão sobre: Castanha – Um tesouro nutricional a explorar nesta semana de São Martinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 3 Novembro, 2015

    Batata-doce | O acompanhamento deste outono

    A batata-doce é originária da América Central e chegou à Europa no século XVI, sendo tão antiga em Portugal como a batata. Em termos nutricionais apresenta propriedades únicas. Saiba mais.

    Ler mais
  • 7 Fevereiro, 2015

    Levante-se…pela sua saúde

    A evolução tecnológica tem vindo a alterar os modos de vida, promovendo ao longo do dia, longos períodos sentado em escolas, no trabalho e nos tempos de lazer. Saiba mais sobre as sugestões que partilhamos para não estar tanto tempo sentado(a) ao longo do dia.

    Ler mais
  • 6 Fevereiro, 2015

    Vantagens nutricionais do feijão

    O feijão apresenta inúmeras vantagens do ponto de vista nutricional e ambiental. Saiba mais.

    Ler mais