Estou a ler:

Como uma nêspera madura pode ajudar a sua pele neste verão

Notícias

Como uma nêspera madura pode ajudar a sua pele neste verão

A nêspera é uma fruta característica desta época, de elevada qualidade nutricional e com propriedades particularmente importantes no verão. Saiba mais.

néspera

A nespereira é uma espécie vegetal, originária do sudeste da China com milhares de anos e que foi introduzida na Europa como árvore ornamental e depois, no mediterrâneo, como árvore de fruto.

É uma fruta cuja produção nacional se realiza entre Abril e Maio, por todo o território nacional, com maior expressão na região do Algarve. Em termos de características a nêspera apresenta uma forma esférica e oval, de cor laranja ou amarela, polpa mole e sumarenta e de casca fina.

Pelo facto de ser uma fruta sensível, é pouco adequada para o transporte e armazenamento e tem uma vida pós-colheita curta, pelo que deve ser consumida logo após a sua colheita e sobretudo fresca, para aproveitar todos os seus nutrientes.

Contudo, à temperatura ambiente conserva-se entre 6-9 dias e no frigorífico até 15 dias.

A nêspera é uma excelente fonte de vitamina A, pelo que 5 ou 6 nêsperas pequenas (190g) fornecem a quantidade diária recomendada desta vitamina, responsável pela boa saúde das mucosas e pele. É, também, rica em compostos flavonóides com propriedades antioxidantes como o ácido hidroxibenzóico ou as epicatequinas que são protetores naturais das células. Estas propriedades nutricionais são particularmente importantes no Verão quando a pele é mais agredida pelo sol. A cor da nêspera é um marcador notável da sua maturação, e quanto mais intensa a cor for, maior o seu teor em antioxidantes, importantes para a saúde da pele e das células. Ou seja, uma nêspera mais morena pode ajudar a sua pele no Verão.

Uma porção de nêsperas fornece ainda uma quantidade apreciável de potássio (494 mg – 25% da Dose Diária Recomendada), pectinas, que são importantes reguladores do colesterol e apresenta um baixo valor energético (5 ou 6 nêsperas pequenas têm apenas 89 kcal). Cerca de 86% da sua composição é água, o que a torna numa fruta hidratante e de consumo ideal em dias de maior calor.

E como deve preferir sempre os frutos da época, visto que são mais ricos do ponto de vista nutricional e económicos, eis que surgem algumas dicas para a escolha acertada das suas nêsperas.

O que deve procurar:

  • Deve procurar nêsperas que estejam intactas, sãs e com uma coloração da pele uniforme.
  • Não devem apresentar zonas moles quando levemente pressionadas.

Como pode desfrutar:

  • Consuma as Nêsperas totalmente maduras, pois caso contrário, podem ter sabor ácido.
  • Pode consumi-las ao natural, no entanto também podem ser usadas em compotas e sobremesas.
Imagem retirada de onur