Compare o teor de sal na mostarda

Através dos rótulos, conseguimos comparar, no momento da compra, dois ou mais produtos relativamente ao seu teor de sal.

Hoje comparamos duas conhecidas marcas de “mostarda” ou mais concretamente – condimento de mostarda – sendo este um condimento à base de sementes de mostarda, vinagre e água. Verificamos que, por 100g do mesmo produto, existem marcas que apresentam bastante mais sal do que outras.

Por exemplo, e neste caso, temos dois produtos com valores de sal bastante diferentes: Um produto contém 5g de sal, comparativamente com outro que contém 3,8g. Têm, portanto, uma diferença significativa de sal (1,2g)/100g:

rotulos

O sal é um componente que quando consumido em excesso pode aumentar o risco de aparecimento e/ou progressão de diversas doenças como cancro, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e sobrecarga renal. O consumo máximo diário por pessoa não deverá exceder os 5g (uma colher de chá).

A legislação sobre alegações nutricionais e de saúde indica o que se entende por “baixo teor de sal”; “muito baixo teor de sal” e “sem sal”:

Baixo teor de sal: ≤ 0,12g de sal por 100g ou 100ml de produto;

Muito baixo teor de sal: ≤ 0,04g de sal por 100g ou 100ml de produto;

Sem sal: 0,005g de sal por 100g ou 100ml de produto.

A leitura dos rótulos é essencial para fazer escolhas saudáveis.

2 Comentários , Adicione o seu

  1. Estou completamente de acordo, porem muitas pessoas desconhecem esse facto , deveria existir mais profissionais de saúde a esclarecer a população , bem como a utilização de marketing social.

    Sandra Esteves a 02/10/2016 às 22:51
  2. Descobri hoje este site, e estou bastante agradada.
    Consumo mostarda para condimentar alguns pratos e, nunca me tinha apercebido deste pormenor do sal. Logo eu que sou hipertensa. Obrigada.

    Luísa Moreira a 11/10/2016 às 14:07

Comentar

Adicione o seu comentário:

Outros artigos com a tag: alimentos