Conheça os 10 princípios da Dieta Mediterrânica em Portugal

1. Frugalidade e cozinha simples que tem na sua base preparados que protegem os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas;

2. Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento do consumo de alimentos de origem animal, nomeadamente de produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosas;

3. Consumo de produtos vegetais produzidos localmente, frescos e da época;

4. Consumo de azeite como principal fonte de gordura;

5. Consumo moderado de laticínios;

6.  Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal;

7. Consumo frequente de pescado e baixo de carnes vermelhas;

8. Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais;

9. Água como principal bebida ao longo do dia;

10. Convivialidade à volta da mesa.

 

Consulte aqui o livro publicado pela Comissão responsável pela candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade/UNESCO e apoiado pela DGS.

2 Comentários , Adicione o seu

  1. A vida de hoje impõem-nos estes preceitos, já não deveremos comer noutros moldes, pois todos sabemos o prejuízo para a nossa saúde. No fundo não é difícil, é uma questão de escolha entre o bom e o mau!

    Arminda Maria Boavida Lopes Teixeira a 13/04/2017 às 14:15

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