Estou a ler:

Dez recomendações para perder peso de forma saudável

Notícias

Dez recomendações para perder peso de forma saudável

A aproximação do Verão traz consigo um aumento da preocupação com o peso e com a imagem corporal. Aumenta também a publicidade a métodos e a produtos destinados a perder peso. Muita desta publicidade sugere resultados rápidos e pouco realistas. Saiba quais as nossas recomendações.

Balança

A aproximação do Verão traz consigo um aumento da preocupação com o peso e com a imagem corporal. Aumenta também a publicidade a métodos e a produtos destinados a perder peso. Muita desta publicidade sugere resultados rápidos e pouco realistas. Infelizmente, a grande maioria destes produtos não produz soluções duradouras e pode até provocar estados carenciais quando incentivadores de dietas desequilibradas.

Existem alguns cuidados básicos a seguir para que a perda de peso seja saudável.

1. A perda de peso é um processo que tem implicações na saúde.

As oscilações bruscas de peso associadas a dietas mal sucedidas podem ser mais perigosas do que manter o peso excessivo. Só avance se tiver a motivação e a equipa certa para dar o primeiro passo.

2. Confira o seu grau de motivação.

A perda de peso implica modificações sérias no dia-a-dia e a longo prazo. Reflita primeiro se está motivado(a) e se tem condições para modificar a sua alimentação e atividade física. Pense também nas barreiras que poderão surgir e como ultrapassá-las.

3. Avance com o apoio de um profissional.

Faça essa discussão prévia com um profissional de saúde especializado devidamente credenciado, por exemplo, pela Ordem dos Nutricionistas ou dos Médicos. Perder peso com sucesso implica um plano individualizado e o seguimento atento e cuidadoso de um especialista durante vários meses.

4. Envolva a sua família e amigos.

O apoio familiar neste processo de perda de peso é vital, facilitando a aquisição de hábitos de vida saudáveis e evitando recaídas (por exemplo: ter disponíveis em casa alimentos saudáveis para todos e organizar caminhadas em família).

5. Faça uma avaliação prévia e detalhada dos seus hábitos alimentares e de atividade física.

Quanto mais se afasta da rotina diária e das suas preferências mais difícil será prolongar com sucesso uma “dieta”. Deve fracionar as várias refeições ao longo do dia, não se esquecendo do pequeno-almoço e prevendo de forma cuidada situações inesperadas como fins-de-semana ou festas.

6. Desconfie de planos alimentares monótonos ou de produtos milagrosos.

Dietas apenas de sopa, apenas de fruta ou outras muito monótonas, são perigosas a médio prazo pois reduzem a disponibilidade de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Infelizmente, ainda não existe, entre nós, uma substância ou medicamento capaz de, por si só, fazer perder peso de forma eficaz, duradoura e sem riscos para a saúde.

7. O aumento da atividade física é decisivo.

Se tiver apoio ao nível da atividade física, a possibilidade de sucesso aumenta. Por vezes, a companhia de outras pessoas com os mesmos objetivos é determinante. Recomenda-se para a perda e manutenção de peso a prática de pelo menos 30 minutos diários (150 minutos semana) de atividade física, procurando fazer uma progressão gradual para 60 minutos diários (300 minutos semana) de exercícios de intensidade moderada, atividade aeróbia, pelo menos 5 dias por semana.

8. Defina prazos e objetivos realistas com um profissional de saúde.

Rejeite metas impossíveis. Para quem tem peso excessivo, uma perda gradual (0,5 a 1Kg por semana) de 5 a 10% do peso inicial, já traz benefícios de saúde e é um objetivo realista.

9. Ajude a modificar o espaço que o rodeia.

O ambiente alimentar que nos rodeia é por vezes o maior obstáculo a uma alimentação saudável. Uma hidratação adequada é essencial, procure ter água sempre consigo. Opte pelo pão de mistura ou integral sempre que possível. Se der uma festa para crianças disponibilize fruta de forma apelativa. Evite o fácil acesso a alimentos de baixo valor nutricional, como bolos, bolachas, sobremesas.

10. Prepare-se e não desanime.

Lembre-se que em qualquer processo de mudança de hábitos alimentares o sucesso pode demorar. Vai ter certamente várias fases de desânimo e momentos de insucesso em que lhe vai apetecer desistir. Fale com o seu profissional de saúde e aprenda a lidar com estes momentos. No final deste processo, pretende-se que tenha menos peso, mas acima de tudo, que tenha mais saúde e aprenda a gostar do seu corpo.

Imagem retirada de  asifthebes