Estou a ler:

Dia dos Direitos Humanos

Notícias

Dia dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro celebra-se o dia dos Direitos Humanos. Foi neste dia, em 1948, que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela primeira vez, sendo considerada uma das obras mais profundas da civilização humana. Saiba mais.

Dia direitos humanos

No dia 10 de dezembro celebra-se o dia dos Direitos Humanos. Foi neste dia, em 1948, que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela primeira vez, sendo considerada uma das obras mais profundas da civilização humana.

Este dia é assinalado pela mensagem da Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, que reforça a necessidade da defesa de um

“ideal comum que todos os povos e todas as nações devem poder alcançar. Apesar dos progressos consideráveis realizados há mais de meio século, o escândalo mundial da pobreza e das desigualdades, a violência do racismo, das discriminações e dos conflitos constituem violações massivas e inaceitáveis dos direitos fundamentais.” Pode ler aqui.

O Direito à Alimentação adequada e acessível a todos é também um direito humano. Uma necessidade humana básica, determinante para a saúde da população.

“Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948).

Destacamos a campanha “Acesso à Alimentação” onde pode inscrever-se, divulgar e participar na melhoria das políticas e programas públicos e privados no acesso à alimentação em Portugal.”