Estou a ler:

Dia Internacional da Doença Celíaca

Notícias

Dia Internacional da Doença Celíaca

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Doença Celíaca. Aqui fica uma sugestão de uma receita sem glúten (Pão de Banana), divulgada pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Saiba mais.

Dia_Internacional_do_Celiaco

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Doença Celíaca (DC). Esta doença afeta, na Europa, 1% da população. Em Portugal, estima-se que 1 a 3% da população seja celíaca, mas apenas 10.000 pessoas estarão diagnosticadas, sendo mais frequente em adultos do que em crianças.

Segundo a Associação Portuguesa dos Celíacos, a DC é uma doença autoimune que ocorre em indivíduos com predisposição genética causada pela permanente sensibilidade ao glúten. A ingestão de glúten leva o organismo a desenvolver uma reação imunológica contra o próprio intestino delgado, provocando lesões na mucosa que se traduzem pela diminuição da capacidade de absorção de nutrientes.

A eliminação do glúten da alimentação diária é essencial para a manutenção da saúde do doente celíaco.

Dada a sua vasta presença nos alimentos, aqui fica uma sugestão de uma receita sem glúten (Pão de Banana), divulgada pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas, que pode ser incorporada na alimentação desta população.