Estou a ler:

Dia Mundial da Alimentação 2014

Notícias

Dia Mundial da Alimentação 2014

Este ano, o tema escolhido foi o da "Agricultura Familiar: Alimentar o mundo, cuidar da terra"

dia-mundial-alimentacao

Agricultura Familiar é o tema do Dia Mundial da Alimentação 2014

As Nações Unidas e mais de 150 países comemoram todos os anos, a 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Esta data foi escolhida porque foi a 16 de Outubro de 1945 que se fundou a FAO,  o organismo responsável a nível mundial pelas questões da alimentação.

Todos os anos é escolhido um tema para simbolizar a comemoração. Este ano, o tema escolhido foi o da “Agricultura Familiar: Alimentar o mundo, cuidar da terra” –  para dignificar o papel da agricultura familiar e dos pequenos agricultores na luta contra a fome e pobreza.

Porquê a agricultura familiar?

A agricultura familiar  proporciona segurança alimentar e nutricional, melhorando os meios de subsistência das populações, a gestão de recursos naturais, a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, em particular nas zonas rurais.

A agricultura familiar é uma das principais atividades geradoras de trabalho e emprego e proporciona às comunidades locais o acesso a alimentos, nomeadamente produtos frescos como fruta e hortícolas, claramente protetores face a doenças como a diabetes, cancro ou doenças cardiovasculares.

Bem-vindo ao Nutrimento

Nesta data solene para quem trabalha na área da alimentação, iniciámos também a publicação deste blog, que pretende aproximar todos aqueles que gostam dos temas da nutrição e alimentação. Terá um formato que se pretende de fácil leitura, acesso e interatividade mas sem abdicar dos princípios da imparcialidade, independência, rigor técnico e científico. Porquê Nutrimento? É o primeiro conteúdo que convidamos a descobrir.

Boas leituras!