Dia Mundial da Hipertensão

Comemora-se hoje, dia 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão. Inaugurado em 2005, este dia tem como objetivo sensibilizar e encorajar a população, no sentido de prevenir e controlar o desenvolvimento desta epidemia.

A hipertensão é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo, afetando aproximadamente 1,39 biliões de pessoas. Em Portugal, cerca de 26,9% da população é hipertensa, sendo esta patologia mais prevalente no sexo feminino.

A tensão arterial resulta da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. Vários fatores, de cariz genético ou ambiental, contribuem para o aumento da tensão, podendo culminar em hipertensão arterial.

O consumo excessivo de sal é uma das principais causas para o desenvolvimento desta patologia. Dados recentes apontam que o seu consumo, pela população portuguesa, se mantém consideravelmente superior aos valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde (5g por dia).

No âmbito do PNPAS destacamos o nosso manual “Ervas aromáticas – Uma estratégia para a redução do sal na alimentação dos Portugueses” e o nosso podcast “Como reduzir o consumo de sal”. Pode também comparar a quantidade de sal entre diversos produtos: batatas fritas vs bolachascaldos para cozinharcereais de pequeno-almoçomostarda e ketchup.

Para facilitar a identificação e interpretação da quantidade de sal presente nos produtos alimentares sugerimos a consulta do “descodificador de rótulos”.

0 Comentários , Adicione o seu

Comentar

Adicione o seu comentário: