O açúcar escondido nos alimentos

As recomendações da OMS indicam que o consumo de açúcares simples adicionados à nossa alimentação deve estar abaixo dos 10 % da energia consumida diariamente e de preferência aproximar-se dos 5%.

O seu consumo excessivo contribui para a formação de cárie dentária, ganho de peso corporal e aumento do risco de doenças crónicas não transmissíveis muitas vezes devido à consequente diminuição da ingestão de outros produtos alimentares com maior valor nutricional.

Segundo o Regulamento (UE) Nº 1169/2011: por «açúcares» “entende-se todos os monossacáridos e dissacáridos presentes nos géneros alimentícios, excluindo os polióis”. Por isso, nos rótulos dos alimentos podemos encontrar açúcares de diversas formas e com diferentes designações.

Quando encontrar os seguintes nomes, lembre-se que está a consumir açúcares:

·         Glicose ·         Glucose
·         Sacarose ·         Fructose
·         Maltose ·         Lactose
·         Dextrose ·         Maltodextrinas
·         Xarope de açúcar ·         Xarope de milho
·         Xarope de Agave ·         Xarope de arroz
·         Açúcar Invertido ·         Açúcar mascavado
·         Melaço ·         Mel

 

Algumas fontes de açúcar 

Bebidas açucaradas como refrigerantes , sumos e néctares;sobremesas doces; gelados; bolos, biscoitos, bolachas, cereais de pequeno-almoço para crianças; chocolates; rebuçados; caramelos; frutas cristalizadas; chocolate em pó; doces, compotas e marmelada; iogurtes açucarados; bebidas vegetais como bebida de soja e de arroz ; mel.

 Imagem retirada de Hervé de Brabandère 

2 Comentários , Adicione o seu

  1. Informação incrivelmente esclarecedora. obrigada

    Ornila Macuiane a 27/09/2016 às 14:47
  2. Sou Moçambicana a efectuar neste momento o meu estagio académico em Nutrição cá em Portugal, desde que me deram a conhecer o vosso site, não tiro o olho.

    Ornila Macuiane a 27/09/2016 às 14:49

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