Estou a ler:

Documentos PNPAS de Apoio à Implementação de Refeições Vegetarianas em Cantinas Públicas

Notícias

Documentos PNPAS de Apoio à Implementação de Refeições Vegetarianas em Cantinas Públicas

Com a entrada em vigor da legislação que obriga à oferta de opções vegetarianas para quem as prefere, o PNPAS disponibiliza 3 documentos que podem ajudar a fazer escolhas adequadas e a dar mais informação de qualidade a quem está interessado no tema. Saiba mais.

alimentacao_escolar

Com a entrada em vigor da legislação que obriga à oferta de opções vegetarianas para quem as prefere, o PNPAS disponibiliza 3 documentos que podem ajudar a fazer escolhas adequadas e a dar mais informação de qualidade a quem está interessado no tema.

1) Linhas de Orientação para uma Alimentação Vegetariana Saudável

Manual com carácter pedagógico na área da alimentação vegetariana, destinado a profissionais de saúde e população em geral.  Apresenta linhas orientadoras para a adoção de um padrão alimentar vegetariano, tendo por base o melhor conhecimento científico disponível e utilizando produtos vegetais de origem nacional, sazonais e enquadrados na nossa tradição culinária.

2) Alimentação Vegetariana em Idade Escolar

Manual que se destina a todos os que trabalham no setor da educação escolar e à população em geral.  Apresenta linhas orientadoras para quem segue ou pretende seguir um padrão alimentar vegetariano, tendo por base o melhor conhecimento científico disponível e utilizando produtos vegetais de origem nacional, sazonais e enquadrados na nossa tradição culinária.

3) Planeamento de Refeições Vegetarianas para Crianças em Restauração Coletiva: Princípios Base

Apresentam-se neste documento soluções que podem contribuir para uma gestão local mais autónoma e participada dos espaços coletivos de alimentação, onde a presença de vegetais de produção local pode contribuir para a melhoria da qualidade nutricional e ambiental das refeições servidas.

 

Adicionalmente, o blogue do PNPAS apresenta regularmente e com grande sucesso algumas receitas vegetarianas.

DE NOTAR QUE O PNPAS NÃO PROMOVE A ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA, MAS ENTENDE QUE, POR ESTA SER UMA OPÇÃO DE MUITAS FAMÍLIAS, DEVE CONTRIBUIR PARA A INFORMAÇÃO DE QUALIDADE NESTA ÁREA POR PARTE DE PROFISSIONAIS, FAMÍLIAS E OPERADORES ECONÓMICOS.