No primeiro dia de Outono celebramos a Romã

A romã é uma fruta característica do início do Outono com grande simbolismo. Pensa-se que terá tido origem na região do Irão, antiga Pérsia ou norte da índia, acabando por se difundir pela região do mediterrâneo.

São muitas as alusões à romã enquanto símbolo de longevidade e amor e também sobre os seus poderes terapêuticos. A romã está presente na mitologia Grega, como símbolo de força na cultura Persa e da ressurreição de Cristo, associada à vida depois da morte, presente na arte Cristã. Atualmente, ainda existe a tradição Grega de cortar uma romã durante o casamento como símbolo de fertilidade.

A época da romã inicia-se no final de Setembro e vai até inícios de Dezembro, pelo que estes serão os melhores meses para consumir esta fruta. Em Portugal, a região do Algarve é aquela que concentra a maior produção.

Em termos nutricionais a romã é um fruto muito interessante. Apresenta uma enorme concentração de substâncias com propriedades antioxidantes, sendo rica em polifenóis (antocianinas e taninos), com um potencial antioxidante quase três vezes superior ao vinho tinto e chá verde. Estes compostos são importantes na proteção das células e podem ter papel importante na saúde cardiovascular e na prevenção de alguns tipos de cancro. A romã apresenta baixo valor energético, cerca de 50 kcal por 100g de parte edível de romã, sendo ainda fonte de fibra e rica em vitaminas e minerais, nomeadamente, carotenos, vitamina C, potássio e ferro.

romã

Retirada de Tabela Composição de Alimentos Portuguesa

A romã pode ser consumida de diversas formas, em sumo, ao natural, pode ser utilizada em sobremesas, como ornamento de vários pratos. Muitas vezes a principal razão para o baixo consumo reside na sua preparação que pode ser um pouco complicada. No entanto, existem algumas técnicas que podem facilitar o processo. Consulte aqui as sugestões.

Neste Outono lembre-se da romã e integre-a na sua alimentação.

Imagem retirada de levent kalkan

 

0 Comentários , Adicione o seu

Comentar

Adicione o seu comentário:

Outros artigos com a tag: fruta