Estou a ler:

O PNPAS e o Dia Mundial do Refugiado

Notícias

O PNPAS e o Dia Mundial do Refugiado

Hoje celebra-se o dia mundial do refugiado. É uma oportunidade para relembrar a força, a coragem e a resistência das pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e seus países por causa de guerras, perseguições e violações generalizadas de direitos humanos. Saiba mais.

refugee

Hoje celebra-se o dia mundial do refugiado. 

É uma oportunidade para relembrar a força, a coragem e a resistência das pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e seus países por causa de guerras, perseguições e violações generalizadas de direitos humanos.

O PNPAS associa-se a este momento relembrando o manual com linhas de orientação para a receção a refugiados intitulado – “Acolhimento de refugiados: alimentação e necessidades nutricionais em situações de emergência”.

O manual está organizado em 3 partes. Inicia-se com a avaliação do estado nutricional da população a receber, depois apresentam-se estratégias para o desenho da intervenção nutricional e alimentar e, na parte final, aborda-se o tema da higiene e segurança dos alimentos. Esta última parte pretende ser particularmente útil para as instituições que podem receber muitas pessoas e onde a confeção de refeições necessita de obedecer a critérios exigentes de higio-sanidade.

O manual utiliza o lema de que refeições culturalmente adaptadas a grupos de refugiados podem conviver com a boa qualidade nutricional e com os gostos e preferências das populações de origem, que, de resto, não se afastam muito da matriz mediterrânica comum.

Imagem retirada de © UNHCR/Photographer