Estou a ler:

O Semáforo Nutricional no Parlamento

Notícias

O Semáforo Nutricional no Parlamento

Num projeto de resolução entregue na quinta-feira, 19 de Outubro, no Parlamento, o Bloco de Esquerda pretende que os rótulos dos alimentos passem a ter obrigatoriamente um semáforo nutricional. A DGS e o PNPAS tem vindo a sugerir, através de evidência científica, a necessidade de alterar o atual sistema de informação existente nos alimentos. Saiba mais.

banner descodifi

Num projeto de resolução entregue na quinta-feira, 19 de Outubro, no Parlamento, o Bloco de Esquerda pretende que os rótulos dos alimentos passem a ter obrigatoriamente um semáforo nutricional. Segundo o Grupo parlamentar  deste Partido, com este “este sistema é fácil perceber se um produto deve ser evitado” e que “o consumidor sai a ganhar porque fica mais informado e capaz de decidir em consciência”.

Na prática trata-se de rever as regras de rotulagem dos produtos embalados, por forma a que nelas surja informação “de simples leitura” que permita, “de forma quase instantânea e intuitiva, perceber se um determinado alimento é ou não prejudicial à saúde”, já que “a informação nutricional nos rótulos é um dos principais meios de incentivo para a realização de escolhas mais saudáveis, no momento da compra dos alimentos”.

A Direção-Geral da Saúde e o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável tem vindo a sugerir, através de evidência científica, a necessidade de alterar o atual sistema de informação existente nos alimentos.

Iremos acompanhar atentamente o desenrolar deste processo.