Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva: Princípios Base

O nosso sistema alimentar, em particular, o sistema da restauração coletiva tem adiado a introdução de refeições com mais vegetais e em particular de refeições vegetarianas. Muitas vezes, por recear as dificuldades de gestão ou os eventuais aumentos de custo com este tipo de refeições.

É esta falta de informação que este documento técnico vem preencher. Dando resposta a um dos objetivos do PNPAS, reunimos profissionais de saúde com experiência técnica e de gestão, e lançamos o repto de produzir conhecimento, capaz de ajudar à tomada de decisão, desmistificando a ideia de que comer vegetariano é mais caro e difícil do que produzir refeições convencionais com carne ou peixe. A DGS e o PNPAS promovem um modelo de consumo alimentar tendo por base a Roda dos Alimentos, com a presença maioritária de vegetais como hortícolas, frutos, cereais e leguminosas no dia-a-dia. Neste modelo incluem-se também os ovos, carne e peixe, embora em pequenas quantidades, tal como é apanágio do consumo tradicional do mediterrâneo.

Apresentam-se neste documento soluções que podem contribuir para uma gestão local mais autónoma e participada dos espaços coletivos de alimentação, onde a presença de vegetais de produção local pode contribuir para a melhoria da qualidade nutricional e ambiental das refeições servidas.

Consulte o documento aqui. 

Boas leituras !

7 Comentários , Adicione o seu

  1. MUITOS PARABÉNS PELA INICIATIVA.

    SÓNIA CARDOSO DA COSTA a 03/11/2016 às 20:02
  2. Tratar dos comportamentos
    para
    qualidade de vida

    urgência

    na vida

    Ana Paula a 03/11/2016 às 20:18
  3. Parabéns pelo excelente trabalho! Sugiro disponibilizar online a base de trabalho dos cálculos efetuados, ou seja, o programa ou excel utilizado, pra que possamos “experimentar” com a mesma base e testar nos nossos locais de trabalho. Obrigada uma vez mais!

    Sandra Gomes a 03/11/2016 às 22:32
  4. Excelente iniciativa. Opções de alimentação vegetariana baseadas em estudos credíveis são uma necessidade absoluta para quem opta por essa dieta. Obrigada

    Amalia Maria S Guerreiro a 13/06/2017 às 01:46

Comentar

Adicione o seu comentário:

Outros artigos com a tag: Crianças