Estou a ler:

Porque não uma receita vegetariana e saudável em pleno Natal?

Notícias

Porque não uma receita vegetariana e saudável em pleno Natal?

Neste Natal partilhamos com os nossos leitores uma receita vegetariana sofisticada e festiva elaborada exlcusivamente para o PNPAS com autoria de Márcia Gonçalves, autora do blogue Compassionate Cuisine. Saiba mais.

puré de feijão branco com abóbora recheada1 cortado

Neste  Natal partilhamos com os nossos leitores uma receita vegetariana sofisticada e festiva elaborada exclusivamente para o PNPAS com autoria de Márcia Gonçalves, autora do blogue Compassionate Cuisine. 

Comentário

Esta sugestão de prato principal é destinada a quem segue uma alimentação vegetariana, e trata-se de abóbora-menina recheada com castanhas, cogumelos e avelãs. Apesar de ser diferente de tantos outros pratos típicos desta quadra, este prato não tem como objectivo desvirtuar a tradição, mas sim oferecer uma alternativa para quem, em família, não quer deixar de lado as suas convicções. Desta forma, esta receita pretende mostrar como a simplicidade de produtos hortícolas desta época e nacionais, como os frutos gordos, a abóbora, as verduras e as castanhas, com elevada densidade nutricional, podem ser preparados e confeccionados de forma a tornarem-se num prato tão rico em sabores e texturas.

De forma a complementar a sugestão principal, foi servido um puré de feijão branco que permite adicionar alguma proteína à refeição vegetariana, assim como verduras (grelos de nabiça ou couve penca), ricas em vitamina K e pro-vitamina A, e nos minerais Cálcio, Ferro e Magnésio.

Informação Nutricional

¼ da receita, servida com ½ chávena de grelos de nabiça cozidos apresenta cerca de 400 calorias, 17g de proteína, 64g de hidratos de carbono, 10g de gordura (dos quais 1g são saturadas).

Abóbora recheada de cogumelos e castanhas

Serve 4 pessoas

INGREDIENTES

1 abóbora-menina, pequena, com cerca de 1kg

1 cebola, descascada e picada

1 dente de alho, descascado e picado

1 colher de sopa de azeite

200g de cogumelos marron, limpos e cortados em quartos

150g de castanhas, previamente cozidas e descascadas (pode usar congeladas), cortadas em quartos

Folhas de alecrim, picadas muito finamente

60ml de vinho do Porto branco – opcional

Sal e pimenta preta gosto

Salsa fresca, picada

¼ chávena (30g) de avelãs, cortadas em quartos

Modo de preparação

Corte a abóbora ao meio (longitudinalmente), e retire as sementes. Leve-a ao forno, com a casca virada para baixo, e as faces voltadas para cima, num tabuleiro adequado durante cerca de 30 minutos a 180ºC. Entretanto, prepare o passo seguinte.

 Numa frigideira média, salteie a cebola e o alho, até ficarem translúcidos. Junte os cogumelos marron, limpos e cortados em quartos, assim como as castanhas. Junte o alecrim, sal e pimenta a gosto, e regue com o vinho, ou no caso de não o ter, substitua por água.  Tape, e deixe os cogumelos cozerem nos sucos que se libertaram, durante 8-10 minutos. Prove, e ajuste os temperos a gosto.

Assim que os cogumelos e as castanhas estiverem tenros, desligue o lume, e junte as avelãs (que podem ser ligeiramente tostadas previamente), e um pouco de salsa picada.

 Assim que a abóbora estiver tenra, retire do forno, e com o auxílio de uma colher retire alguma polpa do meio do vegetal, de forma a ser preenchido pelo salteado de cogumelos. Tempere com uma pitada de sal e pimenta e coloque por fim o salteado. Pode juntar também pinhões ou outros frutos gordos, de forma a tornar esta abóbora recheada mais “festiva”.

 Por fim, corte a abóbora em fatias, e sirva juntamente com grelos ou couve penca cozida, e o puré de feijão branco e funcho.

 E acompanhe com um…

Puré de feijão branco e funcho

Serve 4 pessoas

INGREDIENTES: 

520g de feijão branco cozido (corresponde a 1 lata grande de feijão, ou a aproximadamente 170g de feijão cru)

1 colher de sopa de sumo de limão espremido

2 colheres de sopa de azeite

½ colher de chá de alho em pó

1 colher de sopa de salsa fresca picada

1 colher de chá de sementes de funcho – opcional

Uma pitada de sal e pimenta preta

Modo de preparação

Numa tábua, pique a salsa e as sementes de funcho. Caso disponha de uma almofariz e pilão também poderá usar para triturar as sementes. Reserve.

Escorra bem o feijão branco cozido. Para fazer o puré, coloque-o num processador de alimentos, (ou num copo, e triture com a varinha mágica), e junte o sumo de limão, o azeite, alho, sal e a pimenta preta, a gosto, tendo em conta a quantidade de sal que poderá ter sido adicionada ao feijão aquando da cozedura. Por fim, coloque o puré numa taça de servir, e envolva a salsa e funcho preparados previamente. Regue o puré com um fio de azeite, e sirva.