Estou a ler:

Viagem sensorial e sonora pelas paisagens de Portugal

Notícias

Viagem sensorial e sonora pelas paisagens de Portugal

A Dieta Mediterrânica é constituída por um património cultural, histórico, social, territorial e ambiental, que tem sido transmitido de geração em geração durante séculos, e que está intimamente ligado ao estilo de vida dos povos do Mediterrâneo. Com o objetivo de valorizar a riqueza paisagística do sudoeste da Europa, marcada pelas influências mediterrânica, atlântica e continental, a Antena 2 apresenta a série Paisagens, convidando o ouvinte a explorar reportórios musicais e sonoridades naturais. Saiba mais.

alentejo

A Dieta Mediterrânica é constituída por um património cultural, histórico, social, territorial e ambiental, que tem sido transmitido de geração em geração durante séculos, e que está intimamente ligado ao estilo de vida dos povos do Mediterrâneo.

Com o objetivo de valorizar a riqueza paisagística do sudoeste da Europa, marcada pelas influências mediterrânica, atlântica e continental, a Antena 2 apresenta a série Paisagens, convidando o ouvinte a explorar reportórios musicais e sonoridades naturais.

Esta série de programas que será transmitida entre abril e junho, pretende ser uma viagem de descoberta, em que se cruzam sugestões paisagísticas com cantos de aves, zumbidos de insetos, coros de anfíbios e outros sons naturais, mas também a evocação de imagens e aromas que nos habituámos a associar a determinadas paisagens.

Nos primeiros 4 programas serão transmitidos:

  1. Uma viagem pelas paisagens agrícolas do sul de Portugal, com destaque para os sistemas extensivos de sequeiro (03 e 06 de abril);
  2. Um percurso pelas estepes cerealíferas do sul guiados por sons primaveris e estivais (10 e 13 de abril);
  3. Um itinerário pelas paisagens do Sul, ao sabor dos ritmos sazonais e visitando as sonoridades dos campos agrícolas e olivais (17 e 20 de abril);
  4. Uma viagem pelo fascinante mundo dos montados de sobro e azinho de Portugal (24 e 27 de abril).

A não perder aos domingos às 22h, com repetição às quartas-feiras às 13h, na Antena 2.

Imagem retirada de Miguel Lima.