• 19 março, 2020

    A população idosa é um dos grupos que apresenta um maior risco de doença grave por COVID-19. Como grupo de risco, os idosos são particularmente aconselhados a adotar medidas para reduzir o risco de doença por SARS-CoV-2, nomeadamente o isolamento profilático. Estas medidas de isolamento e distanciamento social para minimizar a transmissão da COVID-19, podem ser um fator de risco para o agravamento do estado nutricional dos idosos, quer naqueles que se encontram em contexto de domicílio, quer para os idosos institucionalizados. Um pior estado nutricional associa-se a um pior prognóstico e a um risco aumentado de complicações em caso de doença aguda e, consequentemente está associada a um maior risco de mortalidade.

    Ler mais
  • 18 março, 2020

    Até ao momento, não há evidência suficiente e inequívoca de que o vírus SARS-CoV2 possa ser transmitido pelas mães com COVID-19 através do leito materno. Tanto quanto sabemos, o único estudo clínico disponível, ainda que com uma amostra de apenas 9 doentes, sugere que não existe transmissão vertical no período neonatal através da amamentação. A este estudo clínico, acrescenta-se a evidência de um estudo de caso e a evidência já existente para outros vírus respiratórios, que mostra de modo em geral a não transmissão através do leite materno.

    Ler mais
  • 17 março, 2020

    À luz da evidência atual a resposta é não. A evidência científica é escassa no que diz respeito à relação entre alimentação e o reforço do nosso sistema imunitário, não existindo nenhum alimento específico ou suplemento alimentar que possa prevenir ou ajudar no tratamento da COVID-19. As boas práticas de higiene continuam a ser a melhor forma de prevenir a doença.

    Ler mais
  • 16 março, 2020

    Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não existe, até ao momento, evidência de qualquer tipo de contaminação através do consumo de alimentos cozinhados ou crus. De acordo com a EFSA “a experiência dos surtos anteriores com coronavírus, nomeadamente com o coronavírus SARS-CoV e com o coronavírus MERS-CoV, mostram que a sua transmissão não ocorreu através do consumo alimentar”.

    Ler mais
  • 4 março, 2020

    O Dia Mundial da Obesidade, até à data comemorado no dia 11 de outubro, passa a partir deste ano a ser celebrado no dia 4 de março. O tema escolhido pela World Obesity Federation para celebrar este dia em 2020 foi “The Roots of Obesity Run Deep – Together we can create a healthier future”, através do qual se destaca a importância de implementar abordagens integradas para a prevenção e tratamento da obesidade, apelando a uma responsabilidade coletiva para fazer face a este problema.

    Ler mais
  • 19 fevereiro, 2020

    Acaba de ser publicado na prestigiada revista científica Lancet, um artigo sobre o futuro das crianças no Mundo onde a obesidade e a influência da publicidade e do marketing nas crianças são destaque. Saiba mais aqui.

    Ler mais