• 5 abril, 2021

    A Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral da Educação publicam hoje um guia sobre lanches escolares saudáveis, assinalando o regresso ao ensino presencial de muitas crianças e jovens. Neste guia apresentam-se algumas regras simples para a constituição de um lanche saudável, descrevem-se os alimentos que devem fazer parte das lancheiras escolares, nomeadamente os alimentos “a privilegiar”, a consumir “de vez em quando” e “a evitar”, bem como as suas características nutricionais. 

    Ler mais
  • 25 março, 2021

    O PNPAS representou Portugal no Expert meeting on healthy and sustainable diets: A workshop to share challenges, identify knowledge gaps and receive feedback, organizado pela Organização Mundial da Saúde e que decorreu nos dias 24 e 25 de março. Saiba mais aqui.

    Ler mais
  • 4 março, 2021

    Hoje, no dia em que se comemora o Dia Mundial da Obesidade, lançamos um novo manual dedicado à alimentação na gravidez, sob o mote “a prevenção da obesidade começa na barriga da mãe”. Consulte o novo manual aqui.

    Ler mais
  • 23 fevereiro, 2021

    O PNPAS esteve presente na primeira reunião do GT dos Géneros Alimentícios da PPUE.    

    Ler mais
  • 18 fevereiro, 2021

    Considerando a importância da otimização do estado nutricional dos grupos de risco para a COVID-19 e a terapêutica nutricional do doente com COVID-19, a Direção-Geral da Saúde, com a coordenação do PNPAS, publicou a 6 de abril de 2020, pouco mais do que 15 dias depois de a COVID-19 ter sido declarada pandemia pela OMS, a Orientação n.º 021/2020 relativa à terapia nutricional do doente com COVID-19. A atualização desta orientação coordenada pelo PNPAS, que hoje se publica, fez-se necessária tendo em conta a evidência científica mais recente, a experiência clínica do terreno e a cada vez maior importância que é reconhecida à intervenção alimentar e nutricional no curso da doença COVID-19. Saiba mais aqui.

    Ler mais
  • 5 fevereiro, 2021

    No dia 4 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro com o lema “eu sou e eu vou” - “juntos, todas as nossas ações importam” que pretende incentivar a importância da prevenção. A alimentação saudável pode prevenir o cancro. Cerca de 30% dos cancros podem ser prevenidos através de uma alimentação saudável. 

    Ler mais