• 4 março, 2022

    O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), que comemora este ano dez anos de existência, publica hoje, Dia Mundial da Obesidade, o relatório anual do PNPAS de 2021. Este documento, referente ao ano de 2021, apresenta a informação epidemiológica nacional mais recente relativa à área da alimentação e nutrição, descrevendo ainda as principais atividades realizadas no âmbito do Programa e apresentando o seu roteiro de ação para 2022.

    Ler mais
  • 1 março, 2022

    No final de  2015, o PNPAS de forma inédita, publicou um manual com linhas de orientação para a receção a refugiados intitulado – “Acolhimento de refugiados: alimentação e necessidades nutricionais em situações de emergência”. Tratava-se de um documento inovador a nível nacional, utilizando a evidência científica mais recente proveniente de organismos internacionais e útil para quem ajudava, tanto em Portugal como a nível Europeu, no acolhimento a refugiados. Vivemos tempos difíceis e acreditamos que este manual pode ser de grande utilidade  para todos aqueles que prestam apoio, quer a nível individual quer a nível institucional.

    Ler mais
  • 28 fevereiro, 2022

    A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre o nível máximo de ingestão tolerável para os açúcares (Scientific Opinion on "Tolerable upper intake level for dietary sugars"), que suporta a recomendação para que a ingestão de açúcares de adição e de açúcares livres seja tão baixa quanto possível, no contexto de uma alimentação nutricionalmente equilibrada.

    Ler mais
  • 15 fevereiro, 2022

    Foi hoje publicado o relatório do progresso da reformulação dos produtos alimentares durante o período de 2018 a 2021.

    Ler mais
  • 7 fevereiro, 2022

    Foi publicado hoje o regulamento que cria os mecanismos que permitam garantir a inclusão escolar das crianças com alergias alimentares.

    Ler mais
  • 5 fevereiro, 2022

    Foi hoje publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o relatório da Conferência “Future steps to tackle obesity: digital innovations into policy and actions”. Este relatório resulta de uma conferência organizada pelo Ministério da Saúde português, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, conjuntamente com o Escritório Regional da OMS para a Europa.

    Ler mais