Nas festas da passagem de ano é frequente o consumo de álcool. E o brinde a um Ano Novo e ao renovar das promessas de futuro com bebidas alcoólicas. Contudo, o consumo de álcool tem graves efeitos sobre a saúde e multiplica o risco de acidentes fatais. Se beber, fazemos algumas sugestões que podem permitir um consumo moderado, com prazer e segurança.
- O grande risco do consumo esporádico e festivo do álcool na saúde tem a ver com os comportamentos sob efeito do álcool. Se beber não conduza de todo (o consumo excessivo de álcool é causa, directa e principal, de 40 a 50% dos acidentes mortais) e evite situações de risco onde a sua capacidade de discernimento pode estar alterada, particularmente, em situações de destreza física e relacionamento pessoal. A companhia de alguém que não bebe pode ser decisiva.
- Hidrate-se antes e enquanto beber. O álcool é um diurético que nos faz perder água. E se a comida estiver salgada ou com aperitivos salgados o caso agrava-se. Não só o efeito do álcool é mais intenso, como as consequências, em particular para os que sofrem de dor de cabeça. Beba água uma a duas horas antes de sair de casa até a urina ficar clara e sem cheiro. Inicie a refeição ou a festa bebendo bebidas não alcoólicas e depois beba água ao mesmo tempo que vai bebendo. Coloque um copo de água ao lado do copo de vinho, por ex.
- Coma sempre antes de começar a beber. A presença de alimentos no estômago antes da chegado do álcool impede a rápida absorção deste e a sua chegada ao cérebro. O álcool é absorvido três vezes mais rapidamente quando o estômago está vazio. O consumo rápido de álcool na primeira hora, sem ter comido antes, estraga qualquer festa.
- Inicie e termine de preferência com a mesma bebida. A mistura de diferentes tipos de bebidas alcoólicas dificulta a percepção do álcool ingerido e a presença de diferentes aditivos pode potenciar a “ressaca”. Evite cocktails preparados por terceiros em que desconhece o teor de álcool adicionado. Evite bebidas com álcool desconhecidas ou que nunca bebeu em dias festivos.
- O álcool age diretamente em diversos órgãos, tais como o fígado, o coração, vasos sanguíneos e na parede do estômago, e tem uma taxa de metabolização constante pelo fígado, equivalente a um copo de vinho por hora. Beber devagar e beber outras bebidas não alcoólicas ao longo da noite é meio caminho para uma longa noite divertida e responsável.