Ao longo de 2015 vamos dedicar particular atenção a alguns alimentos. Alimentos da nossa tradição por vezes esquecidos ou pouco valorizados no nosso dia-a-dia. Começamos pela amêndoa, que perdeu a atenção dos portugueses como aperitivo, como acompanhamento, como alimento a incluir em lanches ou nas merendas escolares e até como sobremesa. Uma pena, dada sua riqueza nutricional e versatilidade gastronómica. Dois punhados de amêndoas com pele e com aproximadamente 28 g fornecem para um adulto:
- 14 % das necessidades diárias de fibra alimentar, que é uma substância essencial ao bom funcionamento dos intestinos, à prevenção de determinados tipos de cancro e à regulação do colesterol.
- Quantidades apreciáveis de ácidos gordos polinsaturados, que parecem ter um papel protector na doença cardiovascular.
- 37 % da Vit. E necessária diariamente, a qual é um potente anti-oxidante e protector da célula contra agressões externas.
- Diversos minerais em quantidades apreciáveis tais como Magnésio (19%), Ferro (6%), Cálcio (7%), Fósforo (14%) tendo em conta as necessidades diárias de um adulto.
Esta riqueza mineral e vitamínica, ainda por cima sem colesterol e sal, tornam a amêndoa um alimento interessante para ser consumido regularmente ao longo da semana e integrado numa alimentação saudável. A adição de amêndoa a bolos, sobremesas doces ou outros produtos com açúcares simples permite reduzir a velocidade da absorção dos açúcares e os picos de glicemia associada.
Contudo não há bela sem senão. A amêndoa possui uma valor calórico moderado e o seu consumo não deve ser exagerado, em particular por pessoas sedentárias. De resto, bom apetite e aproveite toda a riqueza nutricional deste alimento ao longo do ano com vantagens evidentes para a sua saúde.