Estou a ler:

Vantagens nutricionais da castanha

Dicas Nutricionais

Vantagens nutricionais da castanha

A castanha é um fruto tradicional do outono, e um alimento celebrado no Dia de São Martinho.

castanhas

A castanha é um fruto tradicional do outono, e um alimento celebrado no Dia de São Martinho.

Maioritariamente constituída por hidratos de carbono, a castanha possui também quantidades apreciáveis de fibra, características que a tornam um interessante alimento no controlo do apetite e uma excelente fonte de energia isenta de glúten. É pobre em gordura e não contém colesterol, sendo por isso menos calórica quando comparada com os restantes frutos secos. Possui quantidades razoáveis de vitaminas, minerais e antioxidantes, em particular,  polifenóis. Dentro das vitaminas, destaca-se a vitamina C sendo que uma porção de castanhas (10 castanhas) com apenas 179 kcal  fornece metade da dose diária recomendada de vitamina C.

Em Portugal a variedade mais consumida é a castanha Europeia, existindo várias áreas geográficas onde se produz castanha de elevada qualidade, como a região de Serra da Padrela, Marvão-Portalegre, Trancoso e a Terra Fria Transmontana.  É um alimento muito versátil, em termos de confeção, pode comer-se cozida com erva doce, assada, como acompanhamento de pratos, na base de sopas ou na confeção de apetitosas sobremesas e bolos.

Tópicos
Dicas Nutricionais

Acompanhe a discussão sobre: Vantagens nutricionais da castanha

Um comentário a “Vantagens nutricionais da castanha”

  1. Sofia diz:

    Informação muito útil e interessante! No entanto, gostaria de saber qual a base utilizada para calcular as kcal, se corresponde a castanhas assadas ou cruas e se inclui casca ou não e o peso da porção indicada. Na tabela de Composição de alimentos apenas consta castanha assada por 100g -211 kcal. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 8 novembro, 2015

    Castanha – Um tesouro nutricional a explorar nesta semana de São Martinho

    A castanha é uma fonte espantosa de nutrientes que deverá integrar com mais frequência as nossas refeições, tanto em casa como na escola, podendo substituir o arroz, a massa ou a batata com frequência e com vantagens nutricionais, em particular nesta altura do ano. Saiba mais.

    Ler mais
  • 3 novembro, 2015

    Batata-doce | O acompanhamento deste outono

    A batata-doce é originária da América Central e chegou à Europa no século XVI, sendo tão antiga em Portugal como a batata. Em termos nutricionais apresenta propriedades únicas. Saiba mais.

    Ler mais
  • 7 fevereiro, 2015

    Levante-se…pela sua saúde

    A evolução tecnológica tem vindo a alterar os modos de vida, promovendo ao longo do dia, longos períodos sentado em escolas, no trabalho e nos tempos de lazer. Saiba mais sobre as sugestões que partilhamos para não estar tanto tempo sentado(a) ao longo do dia.

    Ler mais