Tópico:
Manuais PNPAS-
Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.
Ler mais -
“Mantém-te hidratado!” e “Alimenta-te bem e em segurança!” são duas das campanhas produzidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com divulgação junto dos peregrinos através da redes sociais e aplicação da JMJ, e nas plataformas da DGS, estes materiais destacam a importância da alimentação e da hidratação durante um período do ano em que ocorrem frequentemente temperaturas muito elevadas em Portugal. Foi também produzido o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa” que pretende dar a conhecer a cultura alimentar portuguesa.
Ler mais -
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma nova Guideline sobre a ingestão de hidrato de carbono para adultos e crianças. Esta guideline apresenta recomendações atualizadas e baseadas na evidência científica mais recente sobre a ingestão de hidratos de carbono para reduzir o risco de doenças crónicas em adultos e crianças, destacando a importância da “qualidade” dos hidratos de carbono.
Ler mais -
O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável publica hoje os resultados de um estudo promovido com o apoio da Região Europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS), que avaliou a exposição das crianças portuguesas à marketing digital de alimentos e bebidas. De acordo com este estudo divulgado no Dia da Criança, as crianças do sexo feminino, com idades entre os 13 e os 16 anos, e de contextos socioeconómicos mais baixos são as mais expostas e 81% dos alimentos promovidos para crianças através de publicidade digital não são saudáveis.
Ler mais -
Portugal é o 8.º país mais preparado para combater a obesidade, de acordo com o ranking World Obesity Atlas 2023, da World Obesity Federation, que analisa 183 países. O resultado deve-se ao conjunto de medidas de promoção da saúde que tem sido desenvolvido e que a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, destaca hoje, Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.
Ler mais -
Foram hoje publicados e apresentados no Congresso Europeu de Obesidade (ECO 2023) novos resultados do estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) da OMS Europa, que descrevem os hábitos alimentares e de atividade física, o tempo de ecrã e outros aspetos relacionados com a saúde de crianças com idades entre os 6 e os 9 anos durante a pandemia COVID-19.
Ler mais