Estou a ler:

1 de fevereiro – Início da Taxação de Bebidas Açucaradas em Portugal

Notícias

1 de fevereiro – Início da Taxação de Bebidas Açucaradas em Portugal

Entra hoje em vigor, o imposto sobre bebidas açucaradas. Com esta medida legislativa, prevê-se que o consumo destas bebidas seja desencorajado, permitindo a redução do consumo de açúcar em Portugal. Saiba mais...

Taxaçao

Entra hoje em vigor, o imposto sobre bebidas açucaradas. Com esta medida legislativa, prevê-se que o consumo destas bebidas seja desencorajado, permitindo a redução do consumo de açúcar em Portugal, que atinge quase o dobro das recomendações máximas sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A receita será consignada ao Serviço Nacional de Saúde de forma a garantir a promoção de estilos de vida saudável. Uma medida importante num país com 1 milhão de diabéticos e quase 3 milhões de obesos na população com mais de 25 anos.

Importa salientar que medidas como estas devem ser acompanhadas por ações de sensibilização e educação, bem como regulamentação da publicidade alimentar e da informação nutricional presente nos rótulos, tal como menciona a OMS no relatório onde dá a conhecer a experiência da Estónia na regulamentação de bebidas açucaradas.

Para conhecer esta e outras medidas complementares no combate ao elevado consumo de açúcar em Portugal consulte gratuitamente o nosso manual: Redução do consumo de açúcar em Portugal – Evidência que justifica ação.

Imagem retirada de Bjorn Nafe.