Estou a ler:

10 PROJETOS QUE VÃO MUDAR O CONHECIMENTO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL (IV) – Saúde.Come

Notícias

10 PROJETOS QUE VÃO MUDAR O CONHECIMENTO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL (IV) – Saúde.Come

Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar 10 projetos que têm como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais na área da nutrição, envolvendo alguns dos melhores grupos de investigação nacionais. O quarto projeto que apresentamos é o Saúde.Come. Saiba mais.

saude.come

Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar 10  projetos que têm como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais na área da nutrição, envolvendo alguns dos melhores grupos de investigação nacionais.

É com muito orgulho que a DGS esteve envolvido na construção deste modelo de apoio suportado pela ACSS através dos  EEA Grants e pelo seu principal financiador a Noruega, constituindo-se assim o mais ambicioso financiamento na área da investigação em nutrição, nesta área e nas últimas décadas, superando os 3 milhões de Euros.

O quarto projeto que apresentamos é o Saúde.come – Promoting Food Security in Portugal, um projeto que junta instituições de investigação portuguesas e norueguesas num estudo que tem como objetivo avaliar a situação de insegurança alimentar da população portuguesa, procurando também identificar quais os fatores que condicionam o acesso das pessoas a uma alimentação adequada.

O Saúde.Come pretende ainda promover estilos de vida saudáveis em populações vulneráveis – idosos e adolescentes –, implementando programas de intervenção assentes nas novas tecnologias. Para os idosos, o Saúde.come desenvolveu uma ferramenta motivacional e educativa que vai promover hábitos alimentares saudáveis e exercício físico regular através de uma aplicação de TV. Esta aplicação integra vídeos de receitas económicas e de fácil execução, vídeos de exercício físico simples para poderem ser feitos em casa, dicas sobre nutrição e lembretes que serão difundidos ao longo do dia durante três meses.

No caso dos adolescentes, será utilizada uma plataforma online que inclui breves inquéritos, dicas de nutrição, vídeos com figuras conhecidas desta faixa etária, entre outras ferramentas.

Este é um projeto promovido por um consórcio constituído pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia, Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa, Catolica-Lisbon School of Business and Economics da Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e Research Centre for Health Promotion and Resources HiST-NTNU.

Para saber mais sobre este projeto consulte o website http://www.saudepontocome.pt e visite também sua a página no Facebook: http://facebook.com/saude.come