Estou a ler:

10 PROJETOS QUE VÃO MUDAR O CONHECIMENTO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL (VI) – QUALIFE+

Notícias

10 PROJETOS QUE VÃO MUDAR O CONHECIMENTO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL (VI) – QUALIFE+

Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar 10 projetos que têm como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais na área da nutrição, envolvendo alguns dos melhores grupos de investigação nacionais. O quinto projeto que apresentamos é o QuaLife+. Saiba mais.

qualife+

Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar 10  projetos que têm como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais na área da nutrição, envolvendo alguns dos melhores grupos de investigação nacionais.

É com muito orgulho que a DGS esteve envolvido na construção deste modelo de apoio suportado pela ACSS através dos  EEA Grants e pelo seu principal financiador a Noruega, constituindo-se assim o mais ambicioso financiamento na área da investigação em nutrição, nesta área e nas últimas décadas, superando os 3 milhões de Euros.

O sexto projeto que apresentamos é o QuaLife+, um projeto que tem como objetivo uma melhor monitorização do estado nutricional da população com mais de 65 anos, quer do internamento quer na comunidade, das áreas de referenciação do Centro Hospitalar de São João. O risco de desnutrição nos utentes mais idosos é uma consciência cada vez mais presente em ambiente hospitalar.

No âmbito desde projeto serão desenvolvidas diversas atividades, quer nos cuidados de saúde primários quer terciários, de forma a melhor a vigilância e o estado nutricional dos idosos, a realizar intervenções mais precoces em doentes de risco, e a capacitar os profissionais envolvidos com os conhecimentos necessários para a monitorização e melhoria destes indicadores. Para tal, serão criados procedimentos rotineiros de avaliação de risco e do estado nutricional, paralelamente com um programa de formação destinado a profissionais de saúde que contactam diretamente com estes utentes.

Este é um projeto que surge da parceria entre o Centro Hospitalar de São João, o ACES Porto Oriental e o ACeS Santor Tirso/Trofa.

Para saber mais sobre este projeto consulte o website QuaLife+.