Estou a ler:

Alergia alimentar na escola

Notícias

Alergia alimentar na escola

Foi publicado hoje o regulamento que cria os mecanismos que permitam garantir a inclusão escolar das crianças com alergias alimentares.

Foi publicado hoje o regulamento que cria os mecanismos que permitam garantir a inclusão escolar das crianças com alergias alimentares.

Este documento foi produzido pelo Grupo de Trabalho criado pelo Despacho n.º 8297-B/2019, de 18 de setembro, dos Ministros da Educação e da Saúde, do qual o PNPAS fez parte.

Este documento define um conjunto de procedimentos, preventivos e de atuação emergente, bem como as responsabilidades de todas as estruturas e intervenientes neste processo. Identifica também a necessidade de formação nesta área a toda a estrutura escolar, desde a direção, ao pessoal docente e ao pessoal não docente. Esta formação deve ter por base o Referencial para a Alergia Alimentar, publicado em 2012 pela DGE em conjunto com a DGS.

As alergias alimentares atingem cerca de 5% de crianças e jovens em idade escolar, com um conjunto de sintomas, em caso de contacto ou ingestão inadvertida do alergénio, de gravidade crescente, que pode atingir a anafilaxia com risco de vida para a criança ou jovem.

O documento pode ser consultado aqui.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Alergia alimentar na escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 17 janeiro, 2023

    Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030

    Foi publicado hoje, pela Resolução de Conselho de Ministros N.º 3/2023, de 17 de janeiro , o Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030. Este plano considera o acesso a uma alimentação saudável com um dos seus objetivos estratégicos, identificando um conjunto de respostas a implementar para a garantia desse acesso às crianças e jovens.

    Ler mais
  • 20 dezembro, 2022

    Boas festas | Um feliz e saudável 2023

    O PNPAS deseja a todos umas Boas Festas e um Feliz e Saudável 2023.

    Ler mais
  • 16 novembro, 2022

    Resultados do Food-EPI Portugal e de mais 10 países europeus publicados na revista The Lancet Regional Health – Europe

    Foi hoje publicado o artigo “Policy implementation and priorities to create healthy food environments using the Healthy Food Environment Policy Index (Food-EPI): A pooled level analysis across eleven European countries” na revista The Lancet Regional Health - Europe, onde se descrevem os resultados principais do estudo que avaliou a implementação de políticas públicas e as prioridades para a criação de ambientes alimentares saudáveis em 11 países europeus, incluindo Portugal.

    Ler mais