Notícias

  • Ministério da Saúde Brasileiro publica vídeo sobre alimentação saudável

    O Ministério da Saúde Brasileiro publicou este video sobre alimentação saudável. Vale a pena ver e ouvir num português com “sotaque” recomendações sobre como comer saudável.

  • É possível comer melhor reduzindo o custo

    A crise que atingiu a Europa teve, e ainda tem grandes impactos na alimentação das famílias, como comprova o relatório da Cáritas apresentado há poucos dias. Saiba mais sobre quais as recomendações que permitem conciliar uma alimentação saudável a baixo custo.

  • Álcool e a Saúde

    Foi esta semana aprovada uma lei que proíbe a venda de álcool a menores de 18 anos. Apesar do consumo regular e em pequenas quantidades de álcool poder ter alguns efeitos positivos sobre a saúde cardiovascular, o consumo excessivo de álcool é um grave problema de saúde pública em Portugal afetando todas as idades e todos os estratos sociais. Saiba mais.

  • Quantos litros de água são necessários para produzir um kg de alimentos?

    Um exercício interessante e que dá que pensar, neste planeta onde a água é cada vez mais escassa. Saiba mais.

  • Um fim de semana a cuidar do seu coração

    Recentemente foi publicada a tradução Portuguesa das “Guidelines de 2013 das Sociedades Europeias de Hipertensão e de Cardiologia (ESH/ESC) para o tratamento da Hipertensão arterial”. Saiba quais as recomendações.

  • Conhecer melhor o peixe de Portugal

    O peixe é um excelente alimento, rico em proteína de qualidade, vitaminas, minerais e de fácil digestão. Para informar o público sobre as espécies marinhas que não apresentam declínio de stocks apreciável, a Ciência Viva lançou um catálogo com as principais espécies de pescado do mar de Portugal, disponível online. Saiba mais.

  • Formação gratuita – Dieta Mediterrânica

    Nos dias 9 de maio e 5 de junho serão realizadas no Museu Municipal de Loulé, duas Ações de Formação destinadas a Professores (ação 1) e a Técnicos de Serviços de Museus e de Centros de Ciência Viva (ação 2) para fins de promoção de valorização do património imaterial, e muito particularmente de expressões culturais no domínio da Dieta Mediterrânica.

  • Leitura para os dias grandes da Primavera

    No ano passado, a Universidade do Algarve editou, talvez, o mais completo livro sobre dieta mediterrânica alguma vez publicado em Portugal. Infelizmente passou despercebido a muita gente. Uma leitura a não perder, agora que os dias são maiores e o mediterrâneo parece invadir todo o país.