Estou a ler:

Alimentação vegetariana nas escolas do Algarve

Notícias

Alimentação vegetariana nas escolas do Algarve

Realiza-se no próximo dia 18 de abril, na Escola EB1 da Fonte Santa, em Quarteira, o Seminário «Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva», destinado a diretores de escola, professores, encarregados de educação, cozinheiros e pessoal auxiliar de cozinha, bem como aos alunos de toda a região do Algarve. Saiba mais sobre este evento.

seminário

Realiza-se no próximo dia 18 de abril, na Escola EB1 da Fonte Santa, em Quarteira, o Seminário «Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva», destinado a diretores de escola, professores, encarregados de educação, cozinheiros e pessoal auxiliar de cozinha, bem como aos alunos de toda a região do Algarve. O evento conta ainda com um showcooking e almoço vegetariano confecionado pela Chefe Susana Ferreira, em articulação com o Curso Profissional de Técnico de Restauração Cozinha-Pastelaria do Agrupamento Escolar Dr.ª Laura Ayres e com o apoio técnico da Nutricionista Sandra Gomes da Silva, co-autora do Manual da DGS: Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva: Princípios Base.

Este grupo etário é muito frágil nesta fase de crescimento e desenvolvimento e necessita de cuidados alimentares especiais, daí que acompanhemos de perto esta situação, dando um apoio particular e informação detalhada a famílias que optem por este tipo de alimentação.

A DGS e o PNPAS promovem um modelo de consumo alimentar tendo por base a Roda dos Alimentos, com a presença maioritária de vegetais como hortícolas e frutos, preferencialmente da época, cereais e leguminosas no dia-a-dia. Neste modelo alimentar incluem-se também os ovos, carne e peixe, embora em pequenas quantidades, tal como é apanágio do consumo tradicional do mediterrâneo. As famílias que quiserem fazer refeições sem carne deverão ter em atenção alguns cuidados alimentares, descritos no nosso manual: Alimentação vegetariana em idade escolar, e ter um acompanhamento individualizado nos primeiros tempos.