Estou a ler:

Bebidas alcoólicas e o aumento de peso no verão

Notícias

Bebidas alcoólicas e o aumento de peso no verão

Durante a época do verão são vários os incentivos ao consumo de álcool. O ambiente mais relaxado e o calor dão uma ajuda. Contudo, muitas pessoas não sabem que as bebidas alcoólicas contêm valores elevados de calorias. Saiba mais.

bebidas

Durante a época do verão são vários os incentivos ao consumo de álcool. O ambiente mais relaxado e o calor dão uma ajuda. Contudo, muitas pessoas não sabem que as bebidas alcoólicas contêm valores elevados de calorias. O álcool contém cerca de 7 kcal por grama tornando-o um fornecedor de energia adicional. Mas ao contrário dos alimentos, o álcool fornece aquilo a que designamos por “calorias vazias”, ou seja, calorias adicionais sem nutrientes, pelo que o seu consumo deve ser feito com moderação.

Um copo de vinho branco, com cerca de 250 ml pode fornecer 180 kcal, o equivalente a 2 rissóis de camarão. E um cocktail de verão como uma Pina Colada pode conter 245 kcal, o equivalente a um cheeseburguer. No entanto, são ainda poucas as pessoas que conhecem esta informação, pois nos rótulos das bebidas alcoólicas não se disponibiliza informação sobre a composição nutricional.

Estima-se que no Reino Unido, 10% do total de calorias ingerido tenha origem no consumo de bebidas alcoólicas. Portugal é um dos países da Europa em que ocorre maior consumo de álcool. Este é feito sobretudo sob a forma de vinho (55%), cerveja (31%) e bebidas espirituosas (11%). Verificando-se um consumo superior nos homens.

As bebidas destiladas (gin, vodka, rum, whisky), com maior teor alcoólico, são aquelas que apresentam valores energéticos superiores. Comparativamente, a cerveja é a bebida que apresenta um valor energético inferior, no entanto, por norma o seu consumo, em volume é mais elevado. O consumo de 4 a 5 cervejas fornece 232 e 290 kcal, respetivamente. O mesmo acontece com o vinho, em que 3 copos de vinho branco (750 ml) rondam as 540 kcal.

álcool calorias

Fonte: tabela de composição de alimentos Portuguesa, 2006

Lembre-se que algumas bebidas podem incluir outros componentes como refrigerantes, sumos e açúcar que podem aumentar substancialmente o seu teor energético. É o caso do gin tónico (gin e água tónica); cuba livre (rum e cola) entre outras.

No verão, uma hidratação adequada é também muito importante pelo que o consumo de bebidas com elevado teor de álcool pode dar uma falsa sensação de estar a “matar a sede” quando de facto, pode estar a aumentar a desidratação. O álcool tem um efeito diurético, estimando-se que por cada grama de álcool consumido sejam excretados 10 ml de água através da urina.

Desfrute da sua bebida com moderação e não se esqueça de beber água quando consumir uma bebida alcoólica, em particular no verão.

Imagem retirada de Guilherme Batimarchi