Estou a ler:

Como a alimentação pode ajudar a combater o frio

Notícias

Como a alimentação pode ajudar a combater o frio

Com a intensa descida da temperatura torna-se necessário ter alguns cuidados. O frio intenso pode reduzir a sensação de sede, provocar subidas na glicemia e aumentar o risco para as pessoas com doença cardiovascular, pelo que todos os cuidados, incluindo a nossa alimentação, são essenciais. Saiba mais.

drinking-cup-mugs-tea-cups

Com a intensa descida da temperatura torna-se necessário ter alguns cuidados. O frio intenso pode reduzir a sensação de sede, provocar subidas na glicemia e aumentar o risco para as pessoas com doença cardiovascular, pelo que todos os cuidados, incluindo a nossa alimentação, são essenciais.

NESTE SENTIDO REFORÇAMOS AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES ALIMENTARES QUE PODEM SER ADOTADAS NESTES DIAS:

 Faça refeições mais frequentes diminuindo o tempo entre elas.

 Mantenha-se hidratado. O tempo frio e seco também favorece a desidratação, aumentando o risco de doença e mau funcionamento renal, tornando o consumo regular de água e, consequentemente, uma hidratação adequada ao longo do dia, essencial.

 Para além da água (com ou sem gás) opte por bebidas sem adição de açúcar como infusões ou tisanas. Lembre-se da sopa de hortícolas como opção hidratante enriquecida em nutrientes.

 Lembre-se dos alimentos desta época. As romãs, as abóboras, as tangerinas, as beldroegas, as laranjas ou os dióspiros. Estes alimentos são interessantes fornecedores de água e de substâncias com capacidade antioxidante, que poderão ajudar na prevenção de doença crónica.

 Inclua outros frutos e hortícolas no seu dia alimentar. Estes alimentos são ricos em nutrientes que podem ajudar o sistema imunitário no combate a infeções e doenças características desta época.

 Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Ao contrário do que pode parecer, a sua ingestão provoca vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo.

 Nesta época do ano, a exposição solar diminui substancialmente. Consuma alimentos com teores mais elevados em vitamina D como é o caso de peixes como a sardinha, atum e a cavala. Ou prefira leite fortificado com Vit. D. Esta sugestão é particularmente importante para pessoas idosas.

Consulte o seguinte vídeo para obter mais informações sobre os cuidados a ter com o frio:

 

Imagem retirada de John-Mark Kuznietsov