Estou a ler:

Dia Mundial do Rim | Doença Renal e Obesidade

Notícias

Dia Mundial do Rim | Doença Renal e Obesidade

No dia 9 de março celebra-se o Dia Mundial do Rim. O tema deste ano, “Doença Renal e Obesidade – Um estilo de vida saudável para rins saudáveis” promove a educação sobre as consequências prejudiciais da obesidade e a sua associação com a doença renal. Saiba mais.

5910_1024x768px

No dia 9 de março celebra-se o Dia Mundial do Rim. O tema deste ano, “Doença Renal e Obesidade – Um estilo de vida saudável para rins saudáveis” promove a educação sobre as consequências prejudiciais da obesidade e a sua associação com a doença renal, realçando a importância da promoção de estilos de vida saudáveis e políticas de saúde que tornem comportamentos preventivos numa opção acessível.

Atualmente a obesidade é considerada como um forte fator de risco para o desenvolvimento de doença renal.

Estima-se que os indivíduos com obesidade apresentam um risco aumentado de 83% em desenvolver Doença Renal Crónica, quando comparados com indivíduos saudáveis.

Estratégias para a redução do excesso de peso e prevenção do desenvolvimento de diabetes mellitus, hipertensão e doenças cardiovasculares, são essenciais para a redução do risco em desenvolver doença renal.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Rim, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas assinalou o dia através do lançamento do manual “Nutrição e Doença Renal”. Um excelente material com informação técnica baseada na evidência científica atual que servirá como uma importante ferramenta de consulta para os profissionais de saúde.