Estou a ler:

Evolução da Obesidade Infantil em Portugal

Notícias

Evolução da Obesidade Infantil em Portugal

É lançado hoje o relatório COSI que descreve a evolução do estado nutricional da população escolar portuguesa entre os 6 e os 8 anos compreendendo um período que vai de 2007/2008 até 2012/2013. O Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI)/World Health Organization Regional Office for Europe é um sistema europeu de vigilância nutricional infantil que produz dados comparáveis entre países da Europa e que permite a monitorização da obesidade infantil a cada 2-3 anos. Saiba mais.

COSI 2013

É lançado hoje o relatório COSI que descreve a evolução do estado nutricional da população escolar portuguesa  entre os 6 e os 8 anos compreendendo um período que vai  de 2007/2008 até 2012/2013. O Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI)/World Health Organization Regional Office for Europe é um sistema europeu de vigilância nutricional infantil que produz dados comparáveis entre países da Europa e que permite a monitorização da obesidade infantil a cada 2-3 anos.

Trata-se de uma colaboração entre o INSA/DGS e OMS Europa que o PNPAS tem acompanhado, com a recolha de informação realizada por equipas de todas as ARS do país e regiões autónomas da Madeira e Açores. Esta informação sistematizada e periódica, comparável ao longo do tempo e com outros países europeus, é determinante para a definição de uma política alimentar em Portugal.

Os dados revelam um abrandamento do crescimento da obesidade infantil, fruto de muito fatores, mas também do trabalho realizado pelos profissionais de saúde e educação. No entanto, o excesso de peso em Portugal continua ainda extremamente elevado, no contexto europeu, atingindo 31,6 % das crianças analisadas.

Evolução da Obesidade Infantil em Portugal 1

O relatório pode ser consultado aqui.