Estou a ler:

Os tremoços e a saúde

Notícias

Os tremoços e a saúde

Os tremoços são dos aperitivos mais apreciados nas esplanadas portuguesas, principalmente no Verão. Este alimento é frequente como aperitivo nos países mediterrânicos e na América Latina. O tremoço, à semelhança de outras leguminosas, como o grão, o feijão, a lentilha, a fava ou a ervilha apresenta diversas propriedades nutricionais muito interessantes para a saúde. Saiba mais.

tremoços

Os tremoços são dos aperitivos mais apreciados nas esplanadas portuguesas, principalmente no Verão. Este alimento é frequente como aperitivo nos países mediterrânicos e na América Latina. Em Portugal, o nome deriva do árabe al-turmus revelando a longa tradição do seu consumo entre nós, ao contrário de muitos outros países ocidentais onde é um ilustre desconhecido à mesa. O tremoço é a semente contida na vagem do fruto de uma planta muito bonita, chamada “tremoceiro” do gênero Lupinus, cujas flores apresentam corola papilionácea, podendo ser azuis, róseas, roxas, brancas, amarelas (a que origina o nosso conhecido tremoço), vermelhas ou ter mesmo várias cores. A floração ocorre na primavera e verão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Imagem retirada de John De Boer

O tremoço, à semelhança de outras leguminosas, como o grão, o feijão, a lentilha, a fava ou a ervilha apresenta diversas propriedades nutricionais muito interessantes para a saúde. Contudo, o tremoço em natureza apresenta um aminoácido e alcaloides neurotóxicos. Estes são eliminados depois de cozidos e cobertos com água que deve ser mudada com frequência durante vários dias até perderem o seu amargo original, com a eliminação dos alcalóides. A partir desse momento tornam-se no excelente alimento que todos apreciamos.

A maioria destas plantas da família das fabáceas, tem a propriedade de fixar azoto nos solos sendo utilizadas como fertilizante natural em zonas agrícolas, permitindo reduzir a utilização de adubos, o que a torna duplamente útil como fornecedora de alimento proteico e protetora do ambiente.

O tremoço é um alimento com um reduzido valor energético (cerca de 70kcal num pires de 60g) o que o faz dele um aperitivo muito interessante face a outros do género. Na sua composição, encontramos cerca de 16g de proteínas por 100g, com uma boa qualidade e digestibilidade, e 5% de fibra. Caracteriza-se por ser pobre em gordura (cerca de 2% da sua composição) sendo esta, maioritariamente, mono e polinsaturada. Contêm ainda vitaminas, destacando-se o folato em quantidades substanciais, e sais minerais, como o cálcio, o potássio, o manganésio, o ferro e o zinco.

A elevada presença de proteína, qualidade da fibra e o reduzido valor energético, fazem do tremoço um alimento muito interessante como saciante e na redução do apetite. O tremoço pode ser utilizado como substituto de proteína animal e em particular nas dietas vegetarianas, sendo isento de glúten. O tremoço é uma das principais fontes vegetais de proteína existentes (e menos irritante para o estômago quando comparado com a soja, por exemplo) e nesta condição tem sido injustamente esquecido. Segundo alguns trabalhos, a elevada presença de fibra permite ao tremoço ter um papel ativo na regulação do colesterol e glicemia e ainda na regulação e proteção da flora intestinal, também devido à elevada presença de fitoquímicos contidos nestas sementes. Para alguns, o tremoço pode ser mesmo considerado um alimento funcional.

O inconveniente do tremoço é elevada quantidade de sal proveniente da salmoura em que são conservados tantas vezes, chegando uma porção de 60g a atingir um quinto da dose máxima diária recomendada de sal que são 5g. Uma solução caseira é passar os tremoços por água corrente ou demolhá-los antes do seu consumo e quando os comprar embalados ler os rótulos e comprar os com menores teores de sal.

Seguidamente, é apresentada uma tabela com a informação nutricional para 60g, o equivalente a 1 pires de tremoços.

tabela tremoços

Fonte: Tabela de composição de Alimentos Portuguesa, 2006

Em suma, o tremoço é um alimento pouco calórico, altamente saciante e com diversos benefícios na saúde, em particular se se conseguir reduzir o teor de sal na sua elaboração.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Os tremoços e a saúde

23 comentários a “Os tremoços e a saúde”

  1. Marcia evangelista vianna diz:

    E verdade aur tremocos e bom para combated a diabete

  2. isidro mendes diz:

    Agradeço as dicas, pois desconhecia o valor para a saúde, como sou diabético foi muito útil para mim,obrigado

  3. Domingos Marques dos Santos diz:

    Impressionante a ação saudável do tremoço para o corpo humano. DESCONHECIA
    Tenho a minha própria colheita. Dora avante, comerei dois pires por dia.
    OBRIGADO.

  4. Paula Cristina Marques de Sousa de Oliveira Marques diz:

    Eu só queria saber se o tremoço continha glúten e até que enfim, já fiquei esclarecida.
    Pois há mais gente com colite ulcerosa do que se pensa . ( não posso ingerir glúten e lactose, e por enquanto poucas fibras ) . Obrigada

  5. Beatriz Valentim diz:

    Adoro tremoços antes das refeições…

  6. J.B.SALAZAR diz:

    Como tremoços desde 7 anos. Tenho 89 e ainda como.

  7. Ana maria barreleiro diz:

    Obrigado pela dica

  8. MLC diz:

    Tremoço. ou “O marisco do Eusébio” (que Deus o tenha em sua glória), como também é conhecido popularmente, é um espectáculo….Só paro, quando não há mais…..Mas parece que não sou única…..
    Só é pena terem sempre um elevado teor de sal…..mas se ele é servido, principalmente em cervejarias…..os rapazes não vão estragar o negócio.
    Para quem não saiba, são vendidos em baldinhos nos hipermercados, e esses já lhes poderemos reduzir o sal, colocando-os de molho durante algumas horas, e mudando as águas….mas preferencialmente no frigorífico. Bom apetite

  9. Sandra Pinto diz:

    Obrigada,como todos os dias como tremoços,acho mesmo que estou viciada,pra mim foi um alivio saber que afinal até são benéficos pra saúde.Obrigada

  10. Jose Manuel Oliveira diz:

    Como tremoços desde criança e hoje continuo a comê-los como aperitivo. Depois das informações nutricionais que acabei de ler sobre os benefícios para a saúde, só deixarei de comer tremoços quando não tiver dentes para os mastigar.

  11. zzz diz:

    Desde que não comam meio quilo por dia, é claro…. 😀

  12. Carlos Alberto Gomes Pereira diz:

    Pois, não como meio quilo por dia, mas uma média de trezentos gramas.
    Compro 1.5 Kg por semana,e de domingo a sexta vai tudo Será demasiado ?
    No que diz respeito ao fazer bem aos diabeticos, já ouvi ,várias versões. Uma delas era ingerir a própria agua que demolha o tremoço . Será verdade?
    Sinceros cumprimentos

  13. fernando silva teixeira diz:

    como tremocos dede menino espero contiñuar pela vida toda

  14. Jose Antonio diz:

    Gostei de saber os bons resultados para a saúde. Eu gosto muito de tremoços.

  15. Antonio Nunes diz:

    Sou descendente de portugueses e como tremoços desde criança. Que não gosta não sabe que está perdendo.

  16. jJosé Reis diz:

    Tenho Diabetes e prisão de ventre . Desde que os vi à venda nos supermercados comecei a comprar e a comer todos dias . Melhorei na prisão de ventre e mantenho os diabetes controlados. Mas mudo-lhe agua duas vezes e coloco-os no frigorifico

  17. Rodolfo Ferreira diz:

    Sou filho e neto de portugueses, Tenho 92 anos e como tremoços desde criança. São ótimos com qualquer tipo de bebida. Compro sempre na Zona Cerealista em São Paulo, Capital.

  18. Ema lopes diz:

    Adoro tremossos é como bastantes, recomendo.

  19. Nadil diz:

    Gostaria de saber onde encontrar tremoço sementes para cultivar.

  20. Vungilda da Sosta Santana diz:

    Eu tenho diabetes nas n sabia os benefícios estou a descobrir agora vou psara a comer o tremoço mais agora eu quero saber como faço

  21. Tania fanelli diz:

    Tremoços abaixa o colesterol.
    Fiz experiência e deu certo.
    Como duas colheres por dia.

  22. Maria Lucilia diz:

    Eu como tremoços desde criança, tenho 57 anos e hei de comer sempre.
    Adoro tremoços, ponho demolho para tirar o excesso de sal, mudo a água, tenho os no frigorifico e como os com a casca.
    São Super bons com a casca, assim posso mastigar mais e nao perco tempo nem produto.
    Sao bons para todas essas coisas que dizem, diabetes, colesterol, prisão de ventre etc.
    Aqui no meu comércio estou sempre a recomendar aos nossos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados