A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral do Consumidor (DGC) lançaram um novo Guia para Influenciadores Digitais que pretende ser uma ferramenta de apoio para a comunicação de conteúdos relacionados com os substitutos do leite materno e de alimentos para bebés em ambiente digital.
Este guia surge tendo em conta a importância da alimentação nos primeiros 1000 dias de vida, que determina em grande parte a saúde e os gostos e preferências na vida adulta e também no seguimento dos resultados de um estudo realizado pela DGS com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que revelou que cerca de 58% das mulheres grávidas e mães de crianças pequenas avaliadas estiveram expostas a anúncios publicitários digitais relacionados com a promoção de substitutos do leite materno e de alimentos para bebés.
O marketing digital e de influência é cada vez mais utilizado pelos operadores económicos do setor alimentar aumentando a probabilidade da exposição a conteúdo publicitário e permite a utilização de estratégias de marketing mais persuasivas e por isso mais capazes de influenciar o comportamento das jovens mães e famílias.
Tendo como objetivo informar e capacitar para a utilização de boas práticas comunicacionais nesta área, o guia apresentam informação sobre a legislação nacional em vigor, específica para este tema, bem como um conjunto de boas práticas adicionais, alinhadas com as recomendações da OMS, nomeadamente, com o Código Internacional do Marketing dos Substitutos do Leite Materno. O documento disponibiliza recomendações claras sobre o que é permitido e o que não é, particularmente no que diz respeito à promoção de substitutos do leite materno e de alimentos para bebés.
Pretende-se, assim, que quem comunica em ambiente digital possa garantir que os seus conteúdos estão de acordo com os princípios da promoção de uma alimentação saudável, mas também cumpram as normas legais, assegurando uma comunicação responsável e alinhada com a legislação portuguesa.
O guia pode ser consultado aqui.