Estou a ler:

SUGESTÕES PARA UMA PÁSCOA MAIS SAUDÁVEL

Notícias

SUGESTÕES PARA UMA PÁSCOA MAIS SAUDÁVEL

A Páscoa é tempo de família e de convívio, na boa tradição Mediterrânica. Para conciliar calorias com prazer à mesa conheça as nossas sugestões para uma Páscoa mais saudável. Saiba mais.

chocolate-eggs-1-1559587-640×388

A palavra Páscoa, tem provavelmente, a sua origem no hebreu, “Pesach” que significa “passagem”. Para os judeus, marca a libertação e saída de Jerusalém conduzida por Moisés 1250 anos antes de Jesus ter nascido. Para os cristãos, marca a passagem para uma nova vida e o recomeço, a ressurreição, após a morte de Jesus.

Ao simbolismo religioso, associamos hoje o coelho como símbolo da fertilidade e perpetuação da vida e o ovo como forma inicial de vida e de nascimento. Daí até ao chocolate foi um pequeno passo com a ajuda (provavelmente) da pastelaria francesa já no séc. XVIII ou até XIX.

A Páscoa em Portugal é recheada de uma importante tradição, de norte a sul do país, com folares doces com ovos, folares salgados, amêndoas, o cabrito, o cordeiro e toda uma enorme variedade de doces regionais.

TEMPO DE FAMÍLIA TAMBÉM E DE CONVÍVIO, NA BOA TRADIÇÃO MEDITERRÂNICA. PARA CONCILIAR CALORIAS COM PRAZER À MESA SUGERIMOS:

Inicie sempre as refeições com uma boa sopa de hortícolas. A sopa aumenta o volume gástrico, inibe o consumo inicial de aperitivos, hidrata, fornece vitaminas e minerais, favorece a digestão e ainda por cima é saborosa.

Na sua refeição de Páscoa, utilize preparações saudáveis. Sabe como fazer um assado saudável? Siga estas recomendações. 

A consumir chocolate, prefira as variedades com maior teor de cacau e misture chocolate com fruta por exemplo. Cubra morangos ou maçãs com chocolate. Assim reduz o valor energético e não se perde o prazer à mesa.

Consuma doces no final das refeições e depois da fruta, de preferência. Evite petiscar amêndoas doces e outras doçarias ao longo do dia de forma isolada. Assim evita os picos de glicemia e preserva os órgãos que têm de lidar com quantidades elevadas de açúcar no sangue.

Em época de doces evite os doces em forma de líquido. Nestas festas, prefira  água e evite refrigerantes.

As amêndoas são um símbolo da Páscoa. Possuem uma interessante composição nutricional, pois fornecem diversas vitaminas e minerais em quantidades apreciáveis. São fonte de fibra, magnésio, vit. E e gorduras monoinsaturadas protectores cardiovasculares. Se possível consuma amêndoas portuguesas de qualidade nesta época, sem sal ou excesso de açúcar (sim é possível).

E mantenha-se ativo. Aproveite esta época para fazer atividades em família e ao ar livre. O seu corpo agradece. 

A Equipa do PNPAS deseja uma boa Páscoa!

Imagem retirada de Jeffrey Collingwood