Estou a ler:

Uma receita mais saudável para celebrar o Dia de Reis

Notícias

Uma receita mais saudável para celebrar o Dia de Reis

No dia 6 de janeiro celebra-se o Dia de Reis. Para além do típico Bolo-Rei, e como opção, destaca-se o Bolo Rainha. De forma a celebrar este dia, deixamos uma receita de Bolo Rainha mais saudável. Saiba mais.

Bolo-rainha

No dia 6 de janeiro celebra-se o Dia de Reis. Esta data assinala o dia em que Jesus Cristo terá recebido a visita dos 3 Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) depois do seu nascimento. Em Portugal, o Bolo-Rei é presença assídua neste dia. Diz a lenda que este bolo representa os presentes oferecidos pelos Reis Magos, sendo a côdea o ouro, as frutas secas e cristalizadas a mirra, e o aroma, o incenso. A presença da fava é também remetida para esta lenda. No momento em que os Reis Magos disputavam entre si qual dos três teria a honra de ser o primeira a entregar os presentes a Jesus Cristo, diz-se que um padeiro terá feito um bolo escondendo no seu interior uma fava. Quem retira-se a fatia contendo a fava seria aquele que ganharia o direito de entregar os presentes em primeiro lugar. Uma tradição ainda visível nos dias de hoje.

Para além do típico Bolo-Rei, e como opção, destaca-se o Bolo Rainha. Uma alternativa que se caracteriza pela ausência das frutas cristalizadas, mantendo a forte presença dos frutos secos, habitual nestas receitas. De forma a celebrar este dia, deixamos uma receita de Bolo Rainha mais saudável, com uma clara redução na quantidade de açúcares adicionados, mantendo todo o seu sabor. Sublinhe-se, no entanto, que as calorias continuam presentes pelo que o seu consumo deverá ser moderado.

 BOLO RAINHA

4 pessoas | 1 hora

Ingredientes:

  • 600g farinha
  • 200ml cerveja preta
  • 1 unidade de ovo
  • 50g Abóbora de gila cozida
  • Mix de sementes (40g) – abóbora, trigo, centeio
  • 30g frutos secos a gosto
  • 20g mel
  • 20ml vinho do porto ou outro vinho licoroso
  • 10g levedura
  • 1 un. raspa de laranja e limão

Modo de preparação:

  1. Comece por misturar a farinha, o mel o ovo, a cerveja e a levedura até obter uma massa uniforme. Deixe repousar por 15 min.
  2. Abra a massa e recheie com metade dos frutos secos. Envolva tudo, dê forma, pincele com ovo e decore com os restantes frutos secos.
  3. Pegue na abóbora da gila, parta-a, e leve a assar no forno. Quando estiver assada e raspe o interior com uma colher de pau.
  4. Por fim coloque a gila, por cima do preparado e leve ao forno a 180ºC durante 35 minutos.

Truques e dicas: Dentro dos frutos secos utilize a seu gosto, podendo igualmente reaproveitar quaisquer sobras.

Declaração Nutricional (por fatia: 50g):

Uma receita mais saudável para celebrar o Dia de Reis 1

 

 

Receita de Chef Fábio Bernardino

I&D Alimentar e Fotografia – Inês Fernandes