Estou a ler:

Sugestões para cozinhar com menos gordura

Dicas Nutricionais

Sugestões para cozinhar com menos gordura

Prepare as suas refeições com menos gordura de uma forma saudável.

comer-sem-gordura

Antes de cozinhar, retire a pele às aves e as gorduras visíveis das carnes;

Se consumir conservas de peixe (ex.: atum, sardinhas, etc.), opte por conservas em água ou em molho de tomate;

Quando fizer peixe ou carne assados no forno:

  1. Retire as gorduras visíveis do alimento a assar;
  2. Faça uma marinada rica em vinho, alho, cebola, ervas e especiarias ao seu gosto;
  3. Mergulhe a peça na marinada e deixe-a no frigorífico de um dia para o outro num recipiente fechado, procurando rodá-la frequentemente para que esta fique bem impregnada com o sabor da marinada.
  4. Para levar a peça ao forno, encha o fundo da assadeira com rodelas de cebola e deite parte da marinada preparada no fundo da assadeira, reservando uma porção para regar a peça no momento de ir ao forno e outra porção para deitar enquanto a peça está a assar;
  5. Coloque a carne ou o peixe na assadeira por cima da cebola, regue-a com a marinada e apenas um fio de azeite;
  6. Asse a peça lentamente em forno brando para que esta fique mais tenra;
  7. Quando o assado estiver pronto, retira a carne ou o peixe para fora da assadeira e rejeite todo o molho que está no fundo – apesar dos cuidados anteriormente referidos este molho vai ser rico em gorduras (porque contém o azeite adicionado e as gorduras que exsudam da própria peça).

Faça o habitual refogado da seguinte forma: Ponha a cebola a estalar, usando o dobro da quantidade de cebola que usaria habitualmente, numa mistura de água, com um pouco de azeite, e vá acrescentando água para a cebola não queimar. Deste modo, o resultado final deste refogado, que seja arroz ou um apetitoso estufado, vai ter sempre muito menos gordura.

Para gratinar utilize pão ralado ou queijo magro. Se não encontrar à venda queijo magro já ralado, compre queijo magro com antecedência e deixe-o no frigorífico durante alguns dias para que este possa secar. Quando o queijo já estiver mais seco, rale-o num ralador comum e utilize-o normalmente nos seus gratinados.

Para temperar saladas, opte por molhos pouco gordurosos: use sumo de limão e um pouco de sal, ou experimente fazer um simples molho de iogurte usando iogurte natural não açucarado, temperando-o com uma pitada de sal, pimenta, outras especiarias e ervas a seu gosto.

Lembre-se que nas frigideiras antiaderentes pode cozinhar sem adição de gordura, assim pode fazer bifes grelhados, omeletes ou ovos mexidos sem gordura, preservando o sabor destes alimentos!

Tópicos
Dicas Nutricionais

Acompanhe a discussão sobre: Sugestões para cozinhar com menos gordura

4 responses to “Sugestões para cozinhar com menos gordura”

  1. Paulo Gonçalves says:

    Já era hora, mesmo à data desta publicação, de incluir em todas as publicações uma referência vegetariana ou mesmo vegana. Sobretudo para a autoridade em saúde pública. Deviam estar à frente nestas opções éticas e saudáveis à mesa. Obrigado

  2. João Félix says:

    Já há muitos estudos que dizem que as gorduras, mesmo as saturadas (exceto trans), não aumentam o risco cardíaco. Tirar gorduras para aumentar hidratos de carbono (pão arroz massa) ou proteínas, não parece ser boa opção.

  3. […] – Na sua refeição de Páscoa, utilize preparações saudáveis. Sabe como fazer um assado saudável? Siga estas recomendações.  […]

  4. Arminda Maria Boavida Lopes Teixeira says:

    Cada vez mais cozinhar é uma arte, a imaginação é um dos fatores que nos leva a chegar longe.
    Aproveitar restos, por exemplo, transforma um prato com pouca atração num prato em que os olhos também comem.
    Pensar nos vários alimentos disponíveis, deverá ser uma prioridade para chegarmos a um bom resultado. Depois ter cuidado com as gorduras, o sal, o açúcar…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos Relacionados

  • 8 November, 2015

    Castanha – Um tesouro nutricional a explorar nesta semana de São Martinho

    A castanha é uma fonte espantosa de nutrientes que deverá integrar com mais frequência as nossas refeições, tanto em casa como na escola, podendo substituir o arroz, a massa ou a batata com frequência e com vantagens nutricionais, em particular nesta altura do ano. Saiba mais.

    Ler mais
  • 3 November, 2015

    Batata-doce | O acompanhamento deste outono

    A batata-doce é originária da América Central e chegou à Europa no século XVI, sendo tão antiga em Portugal como a batata. Em termos nutricionais apresenta propriedades únicas. Saiba mais.

    Ler mais
  • 7 February, 2015

    Levante-se…pela sua saúde

    A evolução tecnológica tem vindo a alterar os modos de vida, promovendo ao longo do dia, longos períodos sentado em escolas, no trabalho e nos tempos de lazer. Saiba mais sobre as sugestões que partilhamos para não estar tanto tempo sentado(a) ao longo do dia.

    Ler mais