Estou a ler:

Dia Mundial da Água

Notícias

Dia Mundial da Água

No dia 22 de Março comemora-se o Dia Mundial da Água, sendo que para 2015 o tema escolhido foi "Água e Desenvolvimento Sustentável".

world water day

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água.

Em 1993 a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 22 de Março como o Dia Mundial da Água e desde então todos os anos este dia é celebrado a nível mundial com um sub tema diferente. Em  2015 o tema escolhido foi “ Água e Desenvolvimento Sustentável”.

A água encontra-se no centro do desenvolvimento sustentável e  está ligada a todas as áreas que devemos ter em consideração para obtermos, no futuro, um ambiente adequado onde viver.

UN-Water  selecionou 7 áreas  em que a Água assume uma papel preponderante dentro do desenvolvimento sustentável: Saúde; Natureza; Urbanização; Indústria; Energia; Alimentação e Igualdade.

A relação entre a Água e a Alimentação  Sustentável é sensível visto que  globalmente a agricultura é  o maior consumidor de água, representando 70%  do consumo total. 

Por exemplo, a produção de 1 kg de arroz requer cerca de 3.500 litros de água, enquanto que  1 kg de carne de vaca requer 15.000 litros. Questões centrais num futuro que se quer mais sustentável.

Mas a água é também um “alimento” central na nossa saúde e o seu consumo deve ser incentivado diariamente em casa, no trabalho e na escola. Para isso, criámos recentemente um manual nesta área que pode revisitar aqui.